Futsal e um verão quente no Minho

Ideias

autor

Paulo Ferreira

contactarnum. de artigos 23

Começa hoje a participação portuguesa em mais um Europeu de Futsal, desta vez a decorrer na Croácia até dia 11 de Fevereiro. Portugal é um das fortes candidatas, apesar de nunca ter vencido a competição. O rápido crescimento a nível mundial do Futsal teve um reconhecimento igualmente por parte da UEFA - a União das Federações Europeias de Futebol, órgão administrativo e de controlo do futebol europeu e que representa as federações nacionais Europeias, organizando competições entre nações e clubes do continente.

Uma destas competições foi precisamente o Europeu de Futsal que teve início num Torneio Europeu de Futsal organizado em Córdoba. Foram os anfitriões que venceram esta “edição zero” e o seu sucesso levou a UEFA a criar o Campeonato da Europa de Futsal. Isto foi também devido ao facto de três equipas europeias terem atingido as meias-finais do 3.º Campeonato do Mundo organizado pela FIFA em 1996.

Assim sendo, em 1999 a Rússia conquistou o seu primeiro título europeu diante dos anfitriões espanhóis. Volvidos dois anos, foi a vez da Espanha vencer em casa dos Russos, derretando a Ucrânia na final. Em 2003 os Ucranianos perderam novamente a final para a Itália e em 2005, a Espanha venceu o seu segundo título Europeu (juntando ao título mundial conquistado no ano anterior). A terceira coroa veio em 2007 com a vitória sobre a Itália num Campeonato organizado em Gondomar e que deu a conhecer ao mundo do Futsal uma nova estrela - um Português de 22 anos, eleito melhor jogador desse Campeonato - Ricardinho.

A UEFA reorganizou o seu calendário e em 2010 o Campeonato decorreu em Janeiro com Portugal a atingir a sua primeira final. Viria a perder contra a Espanha que assim conquistava o seu quarto título Europeu, terceiro consecutivo. Com as melhores equipas Europeias presentes na Croácia, vamos ver como se apresenta a nossa Selecção Nacional num grupo com Azerbaijão e Sérvia.

No panorama nacional, isto apenas serve de aperitivo para outro evento de topo - o Campeonato Mundial Universitário de Futsal, que vai decorrer em Braga durante o mês de Agosto. A Universidade do Minho está arduamente empenhada na preparação deste evento que, conjuntamente com o Campeonato Mundial Universitário de Xadrez (a decorrer em Guimarães e igualmente em Agosto), a tornarão na primeira instituição a nível mundial a organizar dois eventos mundiais universitários em simultâneo.

É claro que ajuda o facto de Braga e Guimarães serem respectivamente Capitais Europeias da Juventude e Cultura, uma vez que ambos os eventos estão associados a estes momentos altos para ambas as cidades minhotas. Este será por certo um “verão quente” no Minho com estes eventos de nível mundial nas modalidades de Futsal e Xadrez.

E por falar em coisas quentes, estou curioso para ver o desenvolvimento da questão da Piscina Olímpica do Parque Norte em Braga. O título “Oito milhões de euros depois Braga desiste de piscina olímpica” chamou-me a atenção e levou-me a pensar em muito mais do que a piscina que foi prometida como complemento ao Estádio Municipal e à nova área desportiva na cidade. A prudência aconselha a aguardar por mais detalhes mas, ainda assim, nestas coisas é preciso pensar em tudo desde o início ao fim e não chegar a meio e ver que não há condições.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia