Família, Educação e o Plano Nacional da Ética no Desporto

Ideias

autor

Pedro Dias

contactarnum. de artigos 23

OXIX Governo Constitucional apresentou recentemente o Plano Nacional da Ética no Desporto (PNED), iniciativa que se prolongará até 2015. É uma medida relevante e que poderá ter um impacto estratégico ao nível comportamental.

É imperioso que todos os agentes envolvidos no desporto, entendam o alcance desta iniciativa, contribuindo de forma efectiva, através da implementação e participação em acções concretas, para que sejam alcançados os objectivos do plano nacional, que são:
- Promover os valores éticos associados ao desporto junto da população em geral, especialmente crianças e jovens;
- Colocar o tema da ética no desporto na agenda da comunicação social;
- Promover actividades multidisciplinares de modo a compreender e vivenciar os valores éticos inerentes ao desporto;
- Dotar as organizações, de vários quadrantes da sociedade, de recursos que permitam a reflexão sobre aquela temática;
- Divulgar os propósitos do plano em eventos desportivos nacionais e internacionais.

O PNED tem como população alvo, “toda a população, em especial crianças e jovens”.
Os eixos estratégicos definidos para este plano são: “formação/educação”.
Feita a apresentação genérica do PNED, parece-me relevante colocar a tónica/focus para o sucesso de uma iniciativa deste tipo na família, célula base da sociedade e elemento indispensável na educação das crianças.

Os comportamentos “desviantes” registados com uma regularidade preocupante em alguns recintos desportivos, nomeadamente, nos locais onde decorrem “competições/encontros/ convívios” entre crianças e jovens, tendo adultos como protagonistas principais, e em alguns casos (talvez a maioria deles), protagonizados pelos familiares das crianças envolvidas na “competições/encontros/convívios”, têm de ser erradicados, são um factor de constrangimento à educação/ética despor-tiva e ao desenvolvimento desportivo.

A família precisa de ser envolvida activamente neste plano, através do binómio educação/formação definido como eixo estratégico no PNED. Compete ao movimento associativo criar condições para integrar/envolver a família neste processo educativo/formativo, onde: clubes, associações, federações, autarquias, entre outros, têm um papel crucial, para que consigamos construir um legado mais rico para o desporto e sociedade.


Será uma longa caminhada que não poderá ter interrupções. É imperioso que seja assumido como uma prioridade política este tipo de iniciativas, independentemente de quem governa o país. É fundamental que o governo e a oposição estejam lado a lado com os dinamizadores activos deste plano, estimulando a disseminação dos seus objectivos.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia