Duas cidades unidas em torno da Universidade, o desporto une

Ideias

autor

Pedro Dias

contactarnum. de artigos 23

Braga e Guimarães são Capitais Europeias em 2012. Os municípios deram o mote, a Universidade do Minho marca presença e “puxa” pelo programa das capitais.

De 14 a 22 de Abril, Braga e Guimarães, além de capitais Europeias da Juventude e Cultura, serão as capitais do desporto no ensino superior Português. Durante 9 dias, cerca de 3 milhares de estudantes do ensino superior Português vão disputar as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) nestas cidades.

Onze modalidades desportivas em competição (se considerarmos o género são 21), utilizando mais de uma dúzia de instalações desportivas, promovendo a conquista de mais de setenta títulos nacionais, números que impressionam!
É óbvio que uma organização desta dimensão tem subjacente algo de complexo, ao nível dos meios necessários e recursos humanos envolvidos, entre outros aspectos. Estes factores e a complexidade mencionada, são contornados pela elevada capacidade de mobilização, participação voluntária e responsabilidade cívica da academia minhota. A capacidade mobilizadora da AAUM, bem como, a participação activa de uma equipa de dedicados profissionais do Departamento de Desporto dos Serviços de Acção Social da UMinho, contribuem de forma decisiva para “fazer acontecer”.

Todos ganhamos com esta mobilização, identificação e cumplicidade. Os municípios deram o “mote”, as instituições mobilizam esforços, e contribuem decisivamente para que as “capitais Europeias” sejam um momento marcante para a região Minhota.

Concluídos os CNU’s no mês de Abril, está agendado para o início de Maio o sorteio do campeonato Mundial Universitário de Futsal e apresentação do Mundial Universitário de Xadrez, dois eventos desportivos de elevado nível que vão acrescentar valor e trazer uma animação particular às cidades de Braga e Guimarães durante o mês de Agosto.

Sem dúvida alguma, o envolvimento da academia minhota para o sucesso das capitais europeias, enobrece a Instituição e fortalece a identidade desta junto da região onde a Universidade está implantada, o Minho.

A excelência das organizações desportivas de nível nacional e internacional que a Universidade do Minho tem averbado, são um garante do sucesso organizativo, capaz de mobilizar os municípios, a região, o país, e proporcionando elevados níveis de exposição e notoriedade, uma imagem muito positiva para todos aqueles que participam de forma directa ou indirecta, e uma experiência inesquecível para todos os que participam no evento.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia