Oportunidade histórica

Ideias

autor

Marta Ferreira

contactarnum. de artigos 1

Braga 2012: Capital Europeia da Juventude é uma oportunidade histórica. Uma oportunidade para afirmar Braga como a cidade da juventude, uma oportunidade para mostrar o talento e as qualidades dos jovens de Braga, mas também uma oportunidade para o crescimento e reconhecimento das associações juvenis locais. No entanto, os benefícios que poderão decorrer desta oportunidade, e que se traduzem no sucesso deste evento, dependem igualmente do envolvimento dos bracarenses, dos jovens e do movimento associativo.

Criada há cerca de seis anos, a Ágora Bracarense - Associação Cívica Juvenil, definiu como principal missão promover a participação cívica e a cidadania activa dos mais jovens. Acreditamos que os jovens têm um contributo válido a dar à cidade. Acreditamos na importância dos jovens na definição de projectos e soluções. Acreditamos que os jovens, futuros protagonistas da cidade, devem reflectir sobre a cidade que têm e a cidade que querem para o futuro.

Formada por um grupo de jovens enérgicos, entusiastas e criativos, a Ágora tem vindo a conceber e a desenvolver, de forma regular e empenhada, um conjunto de iniciativas e projectos locais, nacionais, e internacionais (no âmbito do Juventude em acção), que acabam por desenhar a sua matriz de intervenção.
David Lynch escreveu que “se quisermos capturar peixes pequenos, podemos ficar pelas águas pouco profundas. Mas, se quisermos capturar os peixes grandes, temos de ir mais fundo”, e a Capital Europeia da Juventude foi o mote para que a Ágora mergulhasse mais fundo, em busca de “peixes grandes”.

Desde o primeiro momento a Ágora Bracarense aceitou o desafio de participar na construção de Braga 2012 Capital Europeia da Juventude. O que poderia a CEJ fazer pela Ágora? O que poderia a Ágora fazer pela CEJ? Tínhamos a expectativa e o desejo de uma Capital Europeia da Juventude feita pelos jovens e para os jovens, pensada da base para o topo, feita com as gentes de Braga, que constituísse um atractivo para a juventude, mas que não fosse uma capital de multidões que se escudasse num conjunto de nomes famosos.

O primeiro grande contributo da Ágora para a CEJ, a iniciativa Vox Populi, não poderia vir mais de encontro à nossa matriz. No dia 14 de Janeiro, dia da cerimónia de abertura, saímos à rua e demos voz aos cidadãos. Envolvemos dezenas de pessoas, que por recurso a um megafone, se manifestaram, parti-ciparam e deram a sua opinião, alto e bom som.

Esta primeira grande acção de rua da Ágora Bracarense impulsionou aquilo a que internamente já designamos de iniciativas dos “Sábados 14” (dias que su-cedem as “sextas-feiras 13”).
No dia 14 de Abril saímos novamente à rua, no âmbito do (Em)caixote, com a iniciativa “Tu tens valor”. Valorizar, reconhecer e premiar profissionais cuja competência e dedicação nem sempre são enaltecidas, era o objectivo central desta Flash Mob idealizada pela Ágora.

Na próxima semana a Ágora promove o “Stand Up comedy: Rir a sério”, também uma ideia (Em)caixote, que tornará Braga o palco de uma grande noite de comédia.
Integrado no programa oficial, nomeadamente no Y-HELP, a Ágora Bracarense conta arrancar brevemente com o projecto de voluntariado “Give life a colour: pintar sorrisos”, num projecto que pretende envolver jovens bracarenses em actividades de cidadania activa, centrais no seu desenvolvimento positivo.

Muitas outras iniciativas serão feitas em parceria com a Fundação Bracara Augusta, entidade organizadora da CEJ, até ao final do ano, pois mais do que um título, Braga CEJ 2012 será aquilo que os jovens fizerem dela. E é com grande satisfação que vemos Braga 2012: Capital Europeia da juventude fazer-se com a participação activa dos jovens bracarenses, que colaboram na concepção de programas e actividades, demonstrando que “ordinary people can do extraordinary things”. E quando se consegue que pessoas comuns façam coisas extraordinárias, e de um modo extraordinário, podemos dizer que também depois de 2012 Braga será Capital Europeia da Juventude.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia