Marketing

Escreve quem sabe

autor

Agostinho Peixoto

contactarnum. de artigos 92

Numa altura de grandes necessidades de reposicionamento do negócio turístico o Marketing e os seus instrumentos, devem estar imediatamente ao serviços das empresas, das instuições e dos territórios.

O marketing tem muitas definições técnicas e até tentativas de tradução para o português como 'Mercadologia ou 'Mercância'. Seguem algumas consideradas mais significativas:

• Marketing idiomaticamente, no uso diário, significa: 'comercialização', mas também realização.

• Marketing engloba todo o conjunto de atividades de planeamento, conceção e concretização, que visam a satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos.

• Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005).

• Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).

• Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999).

• Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos (RICHERS, 1986).

• Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Michaelis).

• Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêm o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor (Dicionário Novo Aurélio).

• Marketing se observada de forma pragmática, a palavra assume sua tradução literal: Mercado. Pode-se, então, afirmar que Marketing é o estudo do mercado. É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços (FRAGA, Robson, 2006).

O conceito contemporâneo de Marketing engloba a construção de um satisfatório relacionamento a longo prazo do tipo ganha-ganha no qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e necessitam. É também amplamente usado para 'vender' ideias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os subsetores do Turismo.

As estratégias de marketing, de modo geral, baseiam-se nos estudos detalhados das variáveis controláveis, ou relativamente controláveis, e das variáveis incontroláveis. As variáveis controláveis são aquelas passíveis de serem geridas, que podem ser redimensionadas ou modificadas conforme as necessidades empresariais e as exigências do mercado: Políticas de Produto ou Serviços, Políticas de Preço, Políticas de Distribuição e Políticas de Comunicação, no caso dos serviços, como o Turismo, devemos considerar também “as pessoas”, o “ambiente físico” e as “metodologias de gestão”.

As variáveis incontroláveis dividem-se em forças macroambientais e microambientais e não podem ser geridas por nenhuma empresa, pois são forças externas que influenciam as ações de marketing de todos os competidores do mercado.

O microambiente inclui a empresa em si, os clientes, os fornecedores, os concorrentes, os intermediários de marketing e os públicos. Kotler (2000) identifica as principais forças microambientais como sendo: ambiente demográfico, ambiente económico, ambiente natural, ambiente tecnológico, ambiente politico-legal e ambiente sociocultural.

Às empresas do Turismo o meio envolvente representa, ou deve representar, um excelente campo de atuação como forma real até mesmo virtual de extensão dos seus negócios.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Escreve quem sabe

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia