Campeonatos Mundiais Universitários - expectativas e esperanças em 2012

Ideias

autor

Paulo Ferreira

contactarnum. de artigos 23

Decorre em força o ano de Campeonatos Mundiais Universitários, já com quatro eventos decorridos, e esta semana com mais um a iniciar e outros três à porta no início do próximo mês. Serão ao todo este ano 28 mundiais em 21 países distintos, cobrindo quatro continentes.

Em Janeiro, decorreu em Santiago do Chile o Campeonato Mundial Universitário de Water ski, um evento na sua 3ª edição e que foi a estreia do país (Chile) a organizar estes eventos para a FISU, assim como do continente nessa modalidade. Em Abril decorreu o mundial de Corta Mato, na cidade polaca de Lodz - uma modalidade que vai já na sua 23ª edição, tendo começado em 1968.

O mês de Maio teve dois eventos simultâneos - o 12º Campeonato Mundial Universitário em Taekwondo na cidade coreana de Pocheon, e a 5ª edição do mundial de Floorball (também conhecido por unihockey). Se por um lado temos um evento que bateu todos os recordes de participação de atletas e oficiais, bem como países representados e que terá o seu último Campeonato Mundial Universitário em 2014 antes de passar a modalidade obrigatória no programa desportivo da Universíada de Verão, por outros temos um evento em franca expansão não apenas na Europa (onde a modalidade predomina nos países nórdicos) mas também mundial, como é exemplo da atribuição da 6ª edição em 2014 para Singapura.

E já no virar da esquina temos o Andebol na cidade catarinense de Blumenau. Esta semana a selecção nacional universitária masculina procura um resultado que possa depois defender no seu território, uma vez que a 21ª edição será na Universidade do Minho em Braga e Guimarães em 2014. Igualmente em inícios de Julho decorrerá o CMU de Triatlo em Ilan County na China Taipé.

A edição inaugural do Campeonato Mundial Universitário de Netball decorrerá na Cidade do Cabo na África do Sul e será simultânea à prova de Orientação em Alicante, Espanha. O CMU de Golfe decorrerá em Liberec na Republica Checa, ao mesmo tempo que o Tiro com Arco em Córdoba (Espanha), igualmente a edição inaugural do Basquetebol 3x3 em Kragujevac (Sérbia). O CMU de Rugby Sevens decorrerá em Brive-la-Gaillarde (França) e o Karaté na capital eslovaca de Bratislava.

Depois será a vez nacional, com a Universidade do Minho a receber este ano em Braga o CMU Futsal e em Guimarães o CMU Xadrez. Estes eventos têm sido dos mais procurados por equipas e estudantes-atletas de todo o mundo e por certo as respectivas organizações não defraudarão as expectativas. A Equitação terá lugar na meca da modalidade em Aachen na Alemanha e será acompanhada por três eventos na cidade russa de Kazan, palco da Universíada de Verão em 2013.

Estes eventos serão efectivamente eventos-teste para esse grande momento que marcará por certo o ano que vem - Canoagem, Tiro desportivo e Remo.
Ficam por anotar sete eventos Campeonatos Mundiais Universitários: Match Racing em Nice (França), Voleibol de praia em Maceió (Brasil), Luta em Kuortane (Finlândia), Halterofilismo em Eilat (Israel), Badminton em Gwangju (Coreia do Sul), Boxe em Baku (Azerbaijão) e a Patinagem de velocidade no gelo em Zakopane (Polónia).
Um ano cheio de espectativas e esperanças que se esperam sejam atingidas tanto no objectivo como no contexto.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia