Crónica de uma viagem a Creta (projeto Comenius)

Voz às Escolas

autor

Vasco Grilo

contactarnum. de artigos 29

Dando continuidade aos trabalhos do projeto Comenius - NaTurE (Natural Treasures of Europe), demos corpo a mais uma mobilidade, desta vez à vila de Lera-petra, em Creta. O objetivo era fazer a avaliação e coordenação do trabalho desenvolvido até agora, bem como a planificação do Congresso da Juventude, a ter lugar na Alemanha, em abril.

Neste congresso, os alunos dos onze países participantes farão uma apresentação expressiva do seu local de origem, expondo as características do ecossistema que seleccionaram para estudo. O Gerês foi a escolha da Escola Secundária D. Maria II.
Coube à equipa portuguesa a coordenação da tarefa de apresentação dos trabalhos do congresso. Entretanto, uma outra mobilidade terá lugar, já este mês, com a deslocação a França de três professores e cinco alunos.

Regressemos a Creta, porém, onde três professoras se deslocaram a semana passada. Creta, um lugar mítico da Antiga Civilização Grega é, hoje, um lugar paradisíaco, com as suas praias de águas limpas e cristalinas que convidam a desfrutar de uns dias de descanso. O trabalho, contudo, falava mais alto e houve que deitar as mãos à obra. No primeiro dia, realizaram-se vá-rios workshops onde se fez o balanço das atividades desenvolvidas e se delinearam tarefas a cumprir. No segundo, logo de manhãzinha, rumo ao Centro Local de Educação Ambiental para se assistir à apresentação do trabalho de um biólogo sobre a biodiversidade de Creta.

Seguiu-se a partida para o planalto de Viannos onde um especialista na matéria nos iria mostrar e explicar as características do ecossistema. Percorremos um autêntico “carreiro de cabras”, subindo a montanha, com cabras e ovelhas a passear livremente ou a comer de um arbusto que contém ervas aromáticas, cujos sabores são transportados para o leite, o que tornará os queijos feitos a partir desse leite de sabor especial.

Num local protegido do sol escaldante que se sentia, fez-se uma paragem para satisfazer o estômago. A equipa grega pôs toalhas em cima de mesas de pedra e sobre elas o pão, o tomate, o azeite, as ervas aromáticas e o delicioso queijo de cabra. Alguém raspou o tomate, colocando-o numa saladeira. Regado abundantemente com azeite puro das oliveiras gregas e aromatizado com ervas aromáticas foi posto no pão. Bocados de queijo em cima fizeram daquelas sandes uma autêntica iguaria.

Continuada a viagem e chegados ao plateau-Viannos, foi possível observar toda a vasta superfície do planalto, onde as neves que descem das montanhas se acumulam, formando água que, depois, se vai escoando para o mar. Formou-se assim ali um ecossistema único, com algumas espécies vegetais raras.

No regresso, parou-se num restaurante onde foi servida a tradicional carne de cabrito ou ovelha, não faltando o famoso e sempre presente raqui (que mais não é do que a nossa aguardente). No regresso, ainda foi visitado um pequeno museu com a história da Grécia, numa aldeia muito pitoresca, à beira mar.

No último dia, visitou-se a ilha de Chryssi, situada a sul de Lerapetra, um local exótico pela sua beleza natural e pela ausência de casas. Trata-se de uma reserva natural, protegida pela união europeia, com praias selvagens e paradisíacas, com superfícies de pequeninas conchas, fósseis aquáticos e coloridas pedras vulcânicas que fazem o deleite de quem por lá passa.

Uma longa caminhada ao longo da ilha, sob um céu azul e um sol escaldante permitiu aos viajantes apreciar toda aquela diversidade biológica e geológica, reparando que, apesar de ser uma área protegida, o campismo selvagem e a falta de civismo de algumas pessoas deixam sempre marcas tristes na natureza.

De regresso ao barco, houve ainda tempo para degustar umas uvas saborosas e suculentas que fizeram as delícias de todos. Mais uma vez se pôde constatar a hospitalidade e a simpatia dos gregos que, apesar da crise, continuam a saber receber.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Escolas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia