25 anos a viver a educação

Voz às Escolas

A Escola EB 2,3 de Palmeira completou 25 anos de existência em setembro último. Para assinalar este acontecimento tão importante para toda a comunidade educativa, realizou-se, no passado dia 14, uma singela cerimónia. Desse dia de alegria e de festa, destaco a atuação do grupo de precursão TAMBOMBO, seguida da inauguração de um padrão dos 25 anos, fruto da criação do engenho e arte do professor e artista plástico António Pinheiro. No final do jantar de confraternização e em redor de um bolo de aniversário, cantaram-se os parabéns e desejaram-se “muitas felicidades e muitos mais anos de vida” à nossa Escola.

Deste dia, pleno de significado para todos nós, posso resumi-lo apenas a três palavras: alegria, orgulho e agradecimento.

Começo pela alegria!

Alegria porque foram 25 anos a viver a Educação e a perseguir um objetivo comum: melhorar continuamente em prol dos alunos a vida desta Escola e as suas práticas educativas. Uniram-se vontades e desenvolveram-se processos graduais, participados, apoiados e avaliados para uma convivência cívica assertiva. Esta Escola nunca viveu alheada da realidade circundante e procurou envolver a comunidade educativa para dar resposta às necessidades emergentes.
Aqui, estudaram, estudam, trabalharam e trabalham pessoas com as suas regras, os seus hábitos, as suas opiniões e as suas competências e foram elas que ajudaram a construir uma escola democrática e da qual todos nos devemos orgulhar.

Orgulhamo-nos do modo como contribuímos para a formação global de tantos jovens que aqui estudaram. Orgulhamo-nos do contributo dado para o desenvolvimento cultural do concelho de Braga. E queremos continuar a ser uma referência na construção de uma comunidade aprendente, reconhecida pela excelência do seu trabalho e ensino.

Agradeço a todos os que durante os 25 anos tiveram o privilégio de fazer parte da história honrosa deste estabelecimento de ensino. Agradeço às direções lideradas pelo professor Guedes, infelizmente já falecido e pelos professores Lurdes Grego, Helena Pina Vaz, António Ramos e Alberto Mendes que procuraram com o seu trabalho construir uma Escola de qualidade para todos.

Também quero agradecer a todos os professores, funcionários, alunos, pais e, em particular, à Associação de Pais todo o empenho e apoio. Aqui deixo uma palavra de apreço ao senhor José Lopes, presidente da Associação de Pais durante treze anos, com quem tive a honra de trabalhar e desejo à nova direção da Associação de Pais, que tomará posse em oito de janeiro, um excelente mandato.

Numa altura em que olho com apreensão e com desconfiança para o futuro, posso garantir que a Escola EB 2,3 de Palmeira continuará a formar e a promover a integração de todos oferecendo a prestação de um serviço de ensino e educação de qualidade ao concelho de Braga. Por isso, festejar o vigésimo quinto aniversário desta Escola também é uma maneira de revalorizar o serviço público prestado por esta escola pública.

Recordo saudosamente os que já não estão entre nós e envio um abraço fraterno e carinhoso a todos os que fizeram parte destes 25 anos da Escola EB 2,3 de Palmeira.
Obrigado e bem haja a todos!

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Escolas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia