Resultados do PISA e prova de professores

Voz às Escolas

autor

Fausto Farinha

contactarnum. de artigos 31

Começámos a crónica do mês outubro com os rankings das escolas, divulgados pelos diferentes órgãos de comunicação social durante esse fim de semana.
Agora, foram apresentados os resultados do PISA (Programa internacional de avaliação do nível de literacia matemática, científica e de leitura dos alunos com 15 anos). Se medir é salutar e natural, mesmo em domínios de elevada complexidade como a educação, parece-nos que se produz, também, muito ruído e crenças nos gráficos que a realidade não comporta. Tomo emprestada a expressão de um professor da UM que dizia que “não é por se medir todos os dias o porco que ele cresce mais depressa”.

A análise dos resultados do PISA e respetivos relatórios mostram uma evolução positiva alcançada pelos alunos portugueses ao longo dos últimos anos, apesar de, ainda, nos situarmos aquém da média. Como sabemos, em educação os resultados refletem as políticas definidas e implementadas alguns anos atrás e as alterações recentes têm sempre um efeito marginal sobre os resultados apurados. No entanto, não deixamos de nos espantar quando se afirma que daqui a dez anos os dados irão refletir a política atual.

Claro que daqui a dez anos, os jovens que responderão aos inquéritos serão as crianças que hoje têm 5 anos. Mas acreditamos que a forma como daqui a sete será organizado o 3.º ciclo do ensino básico será determinante nos resultados do PISA. Como educadores, não podemos aceitar um determinismo das circunstâncias, mas aceitamos o seu peso e, com as políticas certas, sabemos que melhoramos os resultados.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Escolas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia