4 passos para emagrecer sem contar calorias

Escreve quem sabe

autor

Ana Ni Ribeiro

contactarnum. de artigos 77

Há pessoas que mesmo cumprindo um plano alimentar de emagrecimento e treinando não conseguem perder os quilinhos a mais. O grande problema nesta história pode ser o stresse provocado por uma rotina caótica - acumulação de tarefas (na faculdade, no trabalho), trânsito congestionado, discussão com o namorado... Sob tensão, o nosso organismo reage hiperestimulando as glândulas supra-renais.

Elas produzem adrenalina e cortisol - hormonas que preparam o corpo para se defender em situações de perigo. Esse mecanismo deixa nos mais capazes para resolver as tarefas diárias. No nosso dia-a-dia, porém, é comum ter os níveis de cortisol constantemente altos, o que causa o aumento das reservas de gordura.

O stress do dia-a-dia pode também mudar a química do nosso cérebro. Resultado: os níveis de serotonina e de outras hormonas envolvidas com a sensação de prazer e saciedade caem, e o peso sobe. E as mulheres são as maiores vítimas. Mas não desanime! Há alguns truques que pode usar para evitar essas alterações e, com isso, chegar ao peso desejado mais facilmente.

1.° passo - Organize a agenda
Fugir dos compromissos é difícil. Mas é importante que consiga relaxar, evitando que o stresse se torne crónico a ponto de mexer com as suas hormonas. Por onde começar? Organizando melhor o seu dia para que sobre espaço para cuidar da casa e da família. As mulheres que não conseguem reservar tempo para dar atenção ao parceiro ou exercer o papel de mãe, produzem menos oxitocina. Os níveis baixos desta substância resultam em angústia - emoção que serve de trampolim para o stress, que pode faze-lo ganhar 3, 4, 5 quilos mesmo sem abusar da comida. A hipófise, glândula que se localiza abaixo do cérebro, sofre influência dos estados negativos, aumentando o consumo especialmente de doces. Aí vem mais peso. Quer um conselho? Encontre outros 30 minutos na agenda só para si.

2.° passo - Beba água ao acordar
A água limpa o organismo e estimula o funcionamento do intestino, o que facilita a perda de peso. Se quiser um resultado mais intenso, ative sua água matinal. Como fazer isso? Junte gotas de sumo de limão.

3.° passo - Treine de manhã
Mexer o corpo aumenta os níveis de serotonina e endorfina, hormonas do bem-estar. Por isso, treinar logo pela manhã ajuda a enfrentar melhor os efeitos do stresse do dia todo. Fazer uma atividade aeróbica moderada é suficiente para estimular a produção de substâncias cerebrais que nos deixam felizes.

4.° passo - Coma linhaça todos os dias
Só 10% da serotonina é produzida no cérebro e os outros 90% no intestino. É por isso que, se esse órgão não estiver funcionando bem, as hormonas do bem-estar podem não ser suficientes. Aposte na linhaça. Além de reduzir o apetite e controlar os níveis de açúcar no sangue, as fibras presentes na casca dessa semente estimulam o intestino. Por ser ótima fonte de ómega 3, também garante o equilíbrio do 'cérebro emocional' - a parte ligada às emoções.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Escreve quem sabe

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia