10 formas de queimar calorias (sem dieta)

Escreve quem sabe

autor

Ana Ni Ribeiro

contactarnum. de artigos 77

Comer demais é tendência em Portugal. 100 calorias em excesso diariamente, são 700 calorias a mais por semana. Num ano, esse total representa 4,8 quilos a mais no peso.
Há várias medidas para combater esse excesso e aumentar o seu metabolismo.
Conheça algumas.

1. Durma bem
Passar a noite em claro estimula a produção de grelina - hormona que aumenta a fome e as reservas de gordura. Uma pesquisa da Universidade de Chicago revelou que dormir pouco reduz o metabolismo. Quando você dorme mal, o organismo entende que precisa economizar energia.

2. Ganhe músculos
Quanto mais massa magra tem no corpo, mais gasta calorias para mantê-la. Os músculos consomem até 30% mais calorias que o tecido adiposo.

3. Invista num pequeno almoço proteico
Um estudo publicado na conceituada revista The Journal of Obesity mostrou que a presença de proteína (ovo, queijo, leite) no pequeno almoço acelera mais a queima de calorias. E ainda diminui o tamanho da fome ao longo do dia.

4. Beba mais água
Ela emagrece de maneira direta e indireta. Beber água antes das refeições estimula o centro de saciedade. Esse mecanismo representa uma economia no consumo de calorias: entre 70 e 90 por dia. A água também participa de reações químicas que levam à queima de gordura e à eliminação de sódio, responsável pela retenção líquida.

5. Mexa-se
Levante mais vezes da cadeira, use as escadas no lugar do elevador... Realizadas com frequência, essas atividades fazem-no gastar de 300 a 500 calorias a mais por dia.

6. Vá para a cozinha
Lavar e descascar os alimentos estimula a sensação de saciedade. Portanto, quando prepara a própria comida, você tende a comer menos.

7. Converse e ande
Sempre que falar ao telemóvel, caminhe. A queima de calorias pode ser mínima. Mas é melhor do que ficar parado e não gastar nada.

8. Corte o açúcar
Ele não oferece nenhum nutriente e tem 4 calorias em 1 grama. Ou seja, só engorda. Pior: assim que é consumido, faz o organismo produzir muita insulina. Esta hormona favorece a acumulação de gordura e estimula o apetite.

9. Saia do sofá 
Reduzir o tempo em frente à televisão para metade faz gastar mais energia ao longo do dia, segundo uma pesquisa da Universidade de Wermont. Isso porque sobra mais tempo para andar ou praticar qualquer outra atividade. O mesmo vale para o computador. 

10. Vire fã de café 
Por ser rico em cafeína - substância com poder termogénico -, eleva a temperatura do organismo e, com isso, acelera o metabolismo. A medida considerada saudável: três chávenas por dia. Sem açúcar, é claro.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Escreve quem sabe

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia