RENEWAL- Regional Networking for Adult Learning in Europe

Ideias

autor

Susana Oliveira

contactarnum. de artigos 1

O projeto RENEWAL- Regional Networking for Adult Learning in Europe, promovido pela Kerigma (entidade que é, igualmente, Antena de Informação Europeia do CIED Barcelos), teve como objetivo fortalecer a Agenda Europeia para a Educação de Adultos nas regiões Sul e Leste Europeu, ou seja, onde os índices de participação na Educação de Adultos (EA) são baixos e onde há menos infraestruturas.

Este objetivo foi alcançado através da análise do seu conceito e impactos nos representantes das organizações de EA das duas regiões, dando-lhes a oportunidade de discutir os principais desafios e possíveis desdobramentos da iniciativa da UE. Ao mesmo tempo, criou-se um debate e um espaço para as partes interessadas para troca de experiências e competências.

O projeto facilitou e impulsionou, assim, a transferência de inovação e melhorou a cooperação da sociedade civil nestas duas regiões. Para a implementação deste projeto, a Kerigma contou com a parceria da EAEA - European Association for the Education of Adults, organização da qual a Kerigma é associada e membro da direção.

No que diz respeito aos resultados, derivados do presente projeto, desde logo destacamos:
I. Um Relatório do Estado da Arte sobre a implementação da Agenda de Educação de Adultos nas duas regiões, contendo informação sobre cada país em causa e uma análise preliminar dos principais desafios, avanços e problemas.
II. Dois encontros regionais que contribuíram para a Agenda Europeia através do feedback sobre o relatório do estado da arte e a elaboração de recomendações para futuras implementações, bem como reforçar os laços entre as duas regiões para que se crie um espaço de partilha e trabalho em rede.
III. Dois relatórios de reuniões que resumem os principais resultados das reuniões regionais e apresentam sugestões e recomendações concretas para fortalecer a Agenda nas duas regiões.
A reunião em Portugal aconteceu em Lisboa, a 23 e 24 de Outubro de 2014 e contou com a presença de cerca de 50 participantes vindos de 8 países do sul europeu, a saber: Portugal, Espanha, França, Itália, Malta, Chipre, Turquia e Grécia. Destacamos a presença de instituições nossas vizinhas e parceiras, como a Escola Profissional Amar Terra Verde, o Agrupamento de Escolas de Prado e outras do centro e sul de Portugal que tiveram a oportunidade de apresentar projetos ligados à Educação de Adultos.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia