Doença Celíaca - o que é?

Voz à Saúde

autor

Fátima Costa

contactarnum. de artigos 9

A Doença Celíaca é uma patologia hereditária que atinge o intestino delgado causando inflamação e atrofia do mesmo, sendo desencadeada pela ingestão de glúten. O glúten é uma proteína e encontra-se presente no trigo, cevada e centeio.

A doença pode manifestar-se em qualquer idade e em ambos os géneros. Pensa-se que 1% da população em todo o mundo seja afetada por esta patologia. Contudo, o diagnóstico pode demorar anos ou não chegar a ser efetuado. Quando diagnosticada na infância, os sintomas surgem habitualmente entre os 6 e 24 meses após a introdução de cereais na alimentação.

Os sintomas mais frequentes na infância são diarreia e distensão abdominal. Pelo facto da Doença Celíaca cursar com má absorção de nutrientes pode condicionar atraso de crescimento e anemia. No adulto, para além dos sintomas intestinais pode ocorrer emagrecimento, cansaço fácil e anemia pela má absorção do ferro.

O tratamento passa por uma dieta isenta de glúten, indefinidamente. A modificação da dieta permite a resolução dos sintomas e das alterações intestinais. Contudo, a reintrodução de glúten, mesmo em pequenas quantidades, provoca o reaparecimento dos sintomas.

Atualmente existem produtos alimentares sem glúten. Esta informação deve estar presente nos rótulos dos produtos ou apresentar o símbolo de ausência de glúten.
Em Portugal, existe a Associação Portuguesa de Celíacos (www.celiacos.org.pt), onde pode encontrar informação útil sobre a Doença Celíaca, nomeadamente receitas/produtos sem glúten e pontos de venda.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz à Saúde

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia