Função Social do Trabalho

Ensino

autor

Carlos Morais

contactarnum. de artigos 6

Oconceito de trabalho evoluiu ao longo do tempo, desde a pré-história em que todos tinham alguma função no grupo para sobreviver, passando pelo esclavagismo e o servilismo. A partir da revolução industrial associou-se um salário e um horário. Mas, hoje, vivemos num mundo muito complexo, ambíguo, contraditório e mais difícil de entender e onde vencer requer um conjunto de atributos. Esta imprevisibilidade apela a uma preparação acrescida dos indivíduos. Nunca se falou tanto em iniciativa, criatividade, formação ou capacidade para empreender.

Os mais jovens são especialmente afetados por este contexto económico-financeiro, cultural e político. Estão a construir as bases das suas vidas e projetos. O dia-a-dia e as expectativas de um jovem com uma baixa qualificação são bem distintos de um com uma qualificação profissional. Entre outras causas, o facto de vivermos numa sociedade globalizada, isto é, em que os meios de comunicação nos tornam mais semelhantes, fazem-nos crer, erradamente, que os jovens podem ser tidos como todos iguais.

Como dizia Benjamin Franklin (1706 - 1790, um dos líderes da Revolução Americana), “o trabalho dignifica o homem”. Essa frase, poderosa e marcante, evidencia a importância de trabalharmos e o quanto é fundamental não somente para nós, indivíduos, mas para a sociedade. Numa sociedade altamente capitalista, é possível dizer que o trabalho é o principal fator de produção de riqueza. No entanto, a importância do trabalho vai muito além do salário. Com o trabalho, o ser humano tem consciência de si e do seu valor.

Cada um constrói e transforma a sua realidade, além de se formar como cidadão consciente e esclarecido. Se o trabalho é o esforço físico ou mental com um objetivo, por assim dizer, o trabalho não apenas dignifica o homem, mas também “dá sentido” à humanidade dele. O trabalho é o meio para libertar o potencial humano, a criatividade, a inovação e o espírito. É essencial para tornar as vidas humanas produtivas, úteis e significativas. O trabalho permite que as pessoas possam ganhar a vida, dá-lhes um meio de participação na sociedade, fornece-lhes segurança e dá-lhes um sentido de dignidade.

O trabalho é, portanto, inerente ao Homem. Trabalho é, certamente, um dos elementos mais gratificantes da vida, na medida em que produzimos algo que nos realiza como pessoas. É interessante pensar que todas as pessoas têm algum tipo de talento, talento este que podemos colocar a favor da execução de um trabalho. Cabe a cada pessoa descobrir e explorar ao máximo o seu potencial. A vida é de cada um. A Escola Profissional de Braga com os seus cursos e um ensino prático prepara os jovens para este desafio.

A EPB consciente das diversas vivências dos jovens e na tentativa de os reintegrar no sistema, para que eles obtenham as qualificaçoes necessárias para vencer neste mundo competitivo, abriu para o ano letivo 2015/2016 cursos vocacionais de CAD/Fotografia e E-Commerce. Os cursos vocacionais são percursos formativos que pretendem responder a necessidades fundamentais dos alunos e, desta forma, permitir a inclusão de todos no percurso escolar. São cursos que privilegiam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades em disciplinas estruturantes e permitem o primeiro contacto com diferentes atividades vocacionais.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ensino

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia