Doença Inflamatória Intestinal

Voz à Saúde

autor

Fátima Costa

contactarnum. de artigos 9

A doença inflamatória intestinal caracteriza-se por uma inflama-ção intestinal crónica, sendo subdividida em Doença de Crohn e Colite Ulcerosa.
A Doença de Crohn é uma inflamação crónica que pode afetar qualquer parte do tubo digestivo. Atinge com mais frequência o intestino delgado no seu segmento terminal, o íleo. A doença geralmente tem períodos de surto e remissão.

Os sintomas são vários uma vez que pode afetar qualquer parte do tubo digestivo. Os mais frequentes são diarreia, dor abdominal e perda de peso. Pode haver também dores nas articulações e lesões na pele. Na região perianal, pode surgir fissuras, fístulas (aberturas anormais do intestino na superfície da pele, perto do ânus) e abcessos.
A Colite Ulcerosa afeta a camada interna (mucosa) que reveste o intestino grosso (cólon), apresentando-se com inflamação e úlceras que podem causar perdas de sangue e muco. Tem períodos de surtos e remissão em que a doença fica adormecida.

A sintomatologia passa por dejeções diarreicas, com sangue, cólicas abdominais e urgência para defecar. Pode também haver queixas de dor nas articulações e lesões na pele.
A origem desta patologia ainda não está totalmente esclarecida mas pensa-se que estão presentes componentes genéticos e ambientais.

Para o diagnóstico desta doença efectuam-se exames de sangue e colonoscopia com biópsia das áreas suspeitas. Pode ser necessário realizar outros exames consoante as queixas do doente.
O tratamento passa por medicação que permite diminuir a inflamação do intestino. Existem diferentes tipos de medicamentos sendo selecionados consoante os sintomas e a agressividade da doença.

Apesar de se tratar de uma doença crónica com surtos e remissões esta é controlada através da medicação sendo a cirurgia direcionada para os casos mais graves.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz à Saúde

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia