Verão quente, banhos seguros!

Ideias

autor

Aires Soares

contactarnum. de artigos 19

Todos os anos com a chegada do calor chega também a vontade de disfrutar das águas balneares. Assim, antes do início desta época, e de modo a ajudar os banhistas nas suas escolhas, a Comissão Europeia publica anualmente uma avaliação da qualidade das águas balneares na Europa, efetuada em colaboração com a Agência Europeia do Ambiente. Desta avaliação constam informações sobre mais de 21 000 águas balneares nos 28 Estados-Membros da UE assim como na Albânia e na Suíça.
Em 2014, 95% das estâncias balneares satisfizeram as normas mínimas de qualidade da água previstas na legislação da UE, sendo então, consideradas de alta qualidade.
Mais de 83% das estâncias balneares alcançaram a norma «Excelente», apresentando um aumento de 1% em comparação com 2013. Por oposição, apenas menos de 2% foram classificadas como sendo de fraca qualidade.
Estes são números bastante positivos, especialmente dada a nossa história em termos balneares. Recordemos que, antes do início da década de 90, apenas cerca de 70% dos locais de praia preenchiam as normas mínimas exigidas e apenas 60% dos locais escolhidos pelos europeus para nadar tinham uma qualidade de água excelente.
Claro que, mesmo dentro da UE, existem países que se distinguem. Esse é o caso de Chipre, Malta, Grécia e Luxemburgo que apresentam valores muito acima da média europeia de 83%. Portugal possui 558 locais com águas de qualidade considerada como excelente, ou seja, 81% das águas balneares do nosso país. Mais, foram em 2014 identificadas 19 novas zonas de águas balneares próprias para banho.
Além disso, foi recentemente aprovada pelos Estados-Membros a ação da UE para reduzir o número de sacos descartáveis de plástico, o que diminuirá o risco de poluição das águas.
Desta forma, quando pensar em ir à praia, esteja atento à sinalização que indica a qualidade das águas onde se encontra. Em seguida é só relaxar, aproveitar o sol e descansar, sabendo que a UE se certificou que

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia