Parabéns, EPB!

Ensino

autor

José Oliveira

contactarnum. de artigos 5

As escolas são instituições com raízes, com alma, com história, com um passado singular, mas sempre que nasce uma Escola tem o futuro e o sonho como horizonte, focada na sua missão de desenvolver projetos de vida, sonhos pessoais e coletivos.

Coincide a publicação desta crónica com a celebração do vigésimo sexto aniversário da EPB e muito naturalmente trata-se de momento digno de uma libação e de honrar as instituições que conceberam e promoveram a ideia de, em 1989, criarem uma escola profissional, muito afeiçoada à cidade de Braga (concelho e distrito) que estivesse atenta ao desenvolvimento social e económico (Câmara Municipal de Braga, Associação Industrial do Minho, Associação Comercial de Braga).

Homenagear o esforço coletivo de todos quantos no passado e no presente, docentes e não docentes, asseguraram e têm assegurado, agora num novo ciclo da sua vida, integrada no Grupo Rumos, que a EPB tenha sido, seja e continue a ser uma instituição de referência no ensino profissional e sobretudo uma escola baseada no compromisso e na cooperação.

Uma escola que marca indelével e positivamente a vida pessoal, social e profissional dos seus alunos. Por isso, a 29 de setembro, lembramos todos quantos, desde as antigas instalações (Parque de Exposições, Pé Alado) até às atuais, inauguradas a 7 de dezembro de 2000, fizeram trajetórias profissionais, empresariais e académicas que constituem o orgulho de uma instituição que nasceu exatamente para o compromisso na construção dos projetos de vida dos seus alunos, de cumprir a sua vocação, de os desenvolver enquanto pessoas, cidadãos e profissionais exímios. Porque o sucesso e o orgulho de uma Escola atinge-se pelo sucesso dos seus alunos.

Por isso, na manhã de 29 de setembro, se cantarão os parabéns à EPB com todos os alunos dos diversos cursos e turmas, com o pessoal docente e não docente, num momento de vida comunitária, sempre digno de se assinalar.

Na celebração deste percurso de 26 anos, a Escola presta também a sua homenagem e a sua gratidão à excelente cooperação que as empresas e demais instituições têm estabelecido, quer através da concessão de estágios, quer através do recrutamento de muitos dos seus alunos, porque não só lhes proporcionam experiências de aprendizagem ativas como abrem caminho à sua realização pessoal e profissional.

O dia do aniversário da EPB é também a data escolhida para, durante a tarde, se celebrar o sucesso de todos os alunos que, no ano findo, concluíram o curso, aos quais serão entregues os seus diplomas e atribuídos prémios de mérito escolar e menções honrosas.

Este sucesso educativo e profissional passa pela consciencialização e responsabilização de todos os alunos em explorarem todas as suas potencialidades, em se consciencializarem de que, para além das suas potencialidades, o esforço e o empenho são condições imprescindíveis para o sucesso, articulado com um grande sentido de responsabilidade e autonomia.

Foi, pois, com este espírito que, desde 2005, a EPB instituiu os prémios de mérito escolar e menções honrosas, aos quais, em anos recentes, se tem associado a empresa BOSCH na atribuição de prémio a alunos do curso de Eletrónica.
Celebremos o passado! No entanto, uma Escola que se pretenda viva precisa de respirar e sentir o futuro. A EPB é a concretização de um projeto e todos queremos que se mantenha vivo, robusto, resistente.

A Escola deve dignificar o passado, mas, como instituição sempre sujeita a novos desafios, encontra-se sempre em trânsito para o futuro. As escolas não podem ser encruzilhadas intimidadas com o futuro.
Apesar da multiplicidade de missões concedidas à Escola, verdade é que esta só se pode organizar autonomamente como tal, investida fundamentalmente da missão de educar e ensinar, a partir da realidade concreta de cada aluno, das suas experiências, dos seus modelos de inteligência, das suas motivações ou mesmo… a partir dos casos em que estas se encontram submersas.

A Escola é esse espaço para a criação, a inovação, a ação. A Escola é conhecimento, cultura, ciência, tecnologia, mas é profundamente feita de afetos, porque nunca se constrói uma escola para esquecer a alma.
A experiência e a sabedoria de uma Escola reside na sua capacidade de ajudar cada aluno a construir o seu trajeto escolar e educativo, distinto, único, ciente da importância do saber, mas convicta da supremacia da dimensão humana observada no caráter, retidão, integridade, naquilo que se pode também traduzir por inteligência emocional. Eis, pois, o grande desafio da EPB para os novos tempos: o de merecer ficar indissociavelmente ligada à vida de cada um dos seus alunos. Para que todos nós possamos sempre ouvir: Parabéns, EPB!

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ensino

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia