“Não deixe o livro arrefecer… o café pode esperar! “

Ideias

autor

Ivone Gonçalves

contactarnum. de artigos 6

A propósito do serviço que a Biblioteca Municipal Raul Brandão tem à disposição da comunidade, o ”Bibliocafé”, baús com livros colocados nas cafetarias da cidade, em que o cliente é “desafiado” a desfrutar da leitura de um livro enquanto o “café pode esperar”, importa reflectir sobre a importância das actividades de promoção da leitura e de animação cultural e de como a adoção de estratégias de marketing pelas Bibliotecas Municipais, reflectem ou tendem a reflectir no grau de sucesso que uma biblioteca tem no seio da comunidade.

O conceito de biblioteca foi evoluindo, abandonando-se cada vez mais o conceito de biblioteca tradicional, imposto pela forma como os profissionais da informação e a sociedade em geral as vê, consequência também do tipo de documentos introduzidos nos seus acervos com o desenvolvimento tecnológico. A utilização dos diferentes tipos de informação, em diferentes suportes, veio criar às bibliotecas a necessidade de saberem tirar o melhor partido deles, como forma de atraírem novos leitores, adotando estratégias que até agora estavam associadas ao mundo dos negócios, das instituições com fins lucrativos.

As bibliotecas e os bibliotecários começaram a preocupar-se com a imagem da biblioteca e com a forma como ela chega ao leitor, de que forma o incentiva, o provoca. As bibliotecas tomaram já consciência de que os seus utilizadores são a razão da sua existência.

Um bom plano de comunicação com o exterior é fundamental para informar os leitores, reais e potenciais, das valências e dos serviços que a biblioteca possui, contribuindo desta forma para fidelizar pú-blicos ou captar novos. Uma comunicação e informação mais atractiva, decorrente de estratégias de marketing bem definidas vão estimular com toda a certeza a utilização dos serviços que a biblioteca presta, tornando-a uma estrutura fundamental dentro da comunidade e passando a imagem de que os investimentos realizados estão a ter uma maior e melhor rentabilização.

As Bibliotecas Públicas promovem muitas e diversificadas iniciativas de animação cultural e de promoção da leitura, tornando-se verdadeiros centros culturais, onde para além das iniciativas que tem por base o acervo documental, são desenvolvidas outras que oferecem uma diversidade de propostas culturais , nomeadamente com a apresentação de peças de teatro, espectáculos de dança, espectáculos musicais, ciclos de cinema, debates, conferências, etc.

Neste trabalho de promoção da leitura e de animação cultural a forma como a biblioteca consegue captar públicos vai muito para além das ofertas apresentadas, pois tem subjacente a isso uma política de divulgação e de estratégias de incentivo que vão determinar na grande maioria dos casos o sucesso das iniciativas e o alcance das mesmas. Sabemos no entanto que a maioria dos materiais promocionais existentes nas bibliotecas são produzidos com base na criatividade dos seus funcionários e raras são as que tem apoio técnico especializado. Torna-se por isso fundamental uma eficaz acção promocional, feita por profissionais qualificados que será determinante para o êxito das iniciativas desenvolvidas pelas bibliotecas, para a sua afirmação na comunidade e para a conquista de novos públicos.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia