Quem são os jovens praticantes de modalidades náuticas no Centro de Mar de Viana do Castelo?

Ensino

autor

Mário Cruz

contactarnum. de artigos 1

É consensualmente reconhecido pela comunidade científica que a prática regular de actividade física e desportiva, especialmente na adolescência - uma fase de desenvolvimento marcada por um importante processo de transição biopsicossocial - constitui uma mais-valia, pelos benefícios que aporta a nível fisiológico e funcional, mas igualmente pelo que representa dos pontos de vista afectivo, social e moral.

Os Clubes Náuticos integrantes do Centro de Mar de Viana do Castelo, para além dos atletas inscritos em competição e lazer, recebem desde o início do ano lectivo de 2013/2014, alunos de escolas do ensino básico e secundário do concelho de Viana do Castelo associadas ao projecto ‘Náutica nas Escolas’, proporcionando a centenas de alunos das escolas de Viana um primeiro contacto com diferentes modalidades náuticas (canoagem, remo, surf e vela).

Tendo em conta a relevância e impacto deste projeto e previsível vinculação de parte significativa destes adolescentes ao nautismo competitivo, procuramos perceber quais as características dos atletas praticantes de modalidades náuticas no Centro de Mar de Viana do Castelo. Para isso, e no âmbito da tese de mestrado em Promoção e Educação para a Saúde do IPVC, foram estudados 103 jovens, de idades entre os 11 e os 17 anos (59 rapazes e 44 raparigas) pertencentes aos quatro centros náuticos existentes, na expectativa de que esta amostra se destacaria de outros jovens não praticantes de atividades desportivas competitivas.

Os resultados globais encontrados demonstram um desempenho acima da média na larga maioria das variáveis estudadas, colocando estes jovens a um nível comparável ao de outras amostras onde os benefícios advindos da prática de atividade física e desportiva foram observados.
Em concreto destacamos que:

(1) uma percentagem importante destes jovens é oriunda de famílias de médio e baixo estatuto sócio-económico, demonstrando a abertura a toda a comunidade da prática de desportos náuticos;
(2) estes adolescentes evidenciaram um sentimento de sucesso e bem estar na prossecução dos seus objetivos académicos. Foi mesmo possível perceber que os jovens praticantes náuticos se destacaram em competências para a matemática e autoconceito académico, sobretudo as raparigas, conseguindo valores mais elevados nas diferentes orientações motivacionais para tarefas académicas, podendo este facto ser entendido como um excelente indicador de sucesso escolar.
(3) quer os jovens, quer os seus pais, manifestaram representações muito positivas relativamente ao tempo dispensado na prática destas modalidades, tendo especificamente referido benefícios de saúde, de melhor organização e auto-regulação dos tempos livres, ganhos em responsabilidade e resiliência, benefícios de comportamento social, e melhoria do rendimento escolar. Estas perceções de pais e jovens foram confirmadas pelos resultados das avaliações objetivas realizadas.
(4) estes jovens destacam se também positivamente em diferentes comportamentos e percepções relacionadas com a saúde.

Tendo em conta os resultados encorajadores relativos à participação destes jovens em atividades desportivas náuticas, seria interessante continuar a acompanhá-los no seu percurso de vida desportivo e académico. Dessa forma, poder se iam extrair informações complementares mais consistentes de todo o potencial advindo da ligação destes jovens às modalidades náuticas, facilitando aos clubes náuticos e ao Centro de Mar de Viana do Castelo, um maior conhecimento desta população e do impacto advindo deste tipo de vinculação desportiva.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ensino

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia