“A Escola não é só um espaço para Português e Matemática. Brincar é preciso”

Ideias

autor

José Maria Rego

contactarnum. de artigos 7

A Associação Projet'arte na Tradição, fez nascer este mês o seu projeto mais 'jovem' - a Projet'arte Infantil. Este projeto é direcionado somente ao público mais jovem. O seu objetivo é proporcionar a crianças e jovens, o contacto com diferentes áreas do mundo lúdico e artístico, através de workshops e formações diversas, como a Dança, a Culinária, a Magia e a Ioga. Para além do nosso espaço físico, pretendemos que seja um Centro Cultural das Tradições para o público mais jovem.

Assim, entendemos que estas atividades devem chegar ao maior número de crianças e jovens, por forma, a descobrir talentos, desenvolver aptidões e levar as crianças a fazerem experiências em atividades como a Fotografia, a Dança, a Musica, o Teatro, Artes Performativas, Culinária, Escrita e Ilustração Criativa, Pintura e Expressão Plástica e muitas outras áreas. Nesta missão, a Projet’arte Infantil está já a desenvolver em Escolas e Instituições do Concelho de Braga algumas destas oficinas que têm sido muito bem acolhidas.

Aproveito a ocasião para convidar os leitores a conhecerem o nosso espaço.
O título que atribuímos a esta reflexão é “A Escola não é só um espaço para Português e Matemática. Brincar é preciso” e é resultado, em grande parte dos cenários, da falta de tempo que as nossas crianças sentem, precisamente, para serem crianças.

Fruto do nosso trabalho, juntamente com as parcerias que estabelecemos com as Escolas e Associações, temos a ideia que atravessamos um tempo em que os valores estão desvalorizados, confusos, pouco claros. A imensidão de educadores a que todas as crianças estão sujeitas, cada um com um quadro de valores diferentes, tem como resultado uma confusão de atitudes e procedimentos que as crianças manifestam no quotidiano.

Através do brincar a criança desenvolve capacidades extremamente importantes: atenção; memória; imitação; imaginação/ criatividade; curiosidade; autoconfiança; autonomia/destreza; desenvolvimento da linguagem; desenvolvimento do pensamento; fazer conquistas; enfrentar os medos; lidar com derrotas e insucessos; incutir regras e limites; socialização e vínculos afetivos; desenvolver a inteligência; libertar a tensão emocional; cria estratégias de resolução de problemas;

Além disso, a promoção da “brincadeira” auxilia no combate à obesidade infantil já que “corpos fisicamente ativos geram crianças saudáveis”. Daí a proposta de workshops de “Alimentação Saudável”
Psicólogos, pediatras e educadoras entendem que o brincar pode ser a “ferramenta” por excelência para que a criança desenvolva essas qualidades. Entendem também que a ausência de tempo de brincadeira leva as crianças a manifestarem atitudes agressivas, irritação, desatenção falta de concentração, pesadelos, ansiedade, choro excessivo, quadros de depressão.

Se estabelecermos um paralelismo entre a importância de brincar e a importância da pedagogia e do ensino curricular percebemos perfeitamente que é possível conciliar e correlacionar o melhor “dos 2 mundos”.
O propósito do Projeto Projet'arte Infantil é criar um tempo e espaço para brincadeiras, num ambiente familiar e escolar ao mesmo tempo. Assim, criamos um pacote completo e equitativo, com abundância de brincadeiras e de jogos, nas atividades educacionais como é o caso, por exemplo, da escrita criativa, do workshop “brincar com a matemática”, música instrumental em grupo e criando sempre estratégias e situações que criam aprendizagens mais interessantes usando recursos lúdicos no processo de ensino.

Estas oficinas estão pensadas e estruturadas de modo a que as crianças tenham a oportunidade de criar, organizar e administrar os seus próprios brinquedos e jogos, trabalhando-se, em simultâneo, aspectos cognitivos, físicos, sociais e afetivos.
Vamos trabalhar o lúdico numa perspectiva de acção (brincar) e ao mesmo tempo como estratégia para estimulação pedagógica.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia