“Doutor tenho formigueiro nas mãos!”

Voz à Saúde

autor

Joana Barbosa

contactarnum. de artigos 14

A Síndrome de Túnel Cárpico resulta de uma compressão do nervo mediano, localizado no pulso. A compressão é resultado de uma tumefação ou da formação de tecido fibroso na face palmar da mão, como consequência de uma grande variedade de situações.

Esta patologia é mais frequente nas mulheres, com maior incidência em pessoas cujo trabalho exige uma flexão forçada e repetida do pulso, podendo ter afetação uni ou bilateral. O mau posicionamento dos pulsos no teclado do computador e uso de plataformas vibratórias também são predisponentes para esta síndrome. As grávidas são também um grupo vulnerável, bem como doentes como o hipotiroidismo, artrite reumatoide, diabetes e insuficiência renal.

Os sintomas associados são a sensação de formigueiro, adormecimento e dor na face palmar dos três primeiros dedos da mão, sendo por vezes acompanhada de sintomatologia no cotovelo e ombro. A dor pode ser mais intensa durante a noite pela posição da mão, mas podem aparecer durante as atividades diárias. Por vezes os doentes notam que têm diminuição da força de preensão, podendo deixar cair os objetos da mão.

O diagnóstico estabelece-se através da entrevista clinica e do exame da mão e pulso. Antes de se decidir por uma intervenção cirúrgica dever-se-á pedir uma prova para testar a condição nervosa. O melhor tratamento para esta patologia é evitar a flexão forçada do pulso, usando talas para que se adote uma posição neutra do mesmo, bem como o uso de anti-inflamatórios ou corticoides. A cirurgia é a melhor opção se a dor for muito intensa e/ou houver repercussões musculares, podendo, no entanto, haver recidivas.

Após avaliação e diagnóstico o tratamento da Síndrome do Túnel Cárpico deve ser adaptado à gravidade de cada situação. Se tiver qualquer dúvida, não hesite em contactar o seu Médico de Assistente. Cuide de si, cuide da sua saúde!

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz à Saúde

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia