E agora?

Ideias

autor

J.A. Oliveira Rocha

contactarnum. de artigos 131

E agora depois de três empates sofridos com três países secundários no mundo futebolístico, o que vai ser do ego dos portugueses? Andavam tão em baixo que lhes prometeram ganhar o euro e sublimar as frustrações de um país sem futuro.

Os portugueses acreditaram piamente numa vitória salvífica. E o Ronaldo reincarnava este sonho. Os emigrantes que esperavam momentos de glória, mas vão voltar ao seu trabalho cabisbaixos e desanimados, à espera de um D. Sebastião que traga de volta o império perdido.
Mas será que o futebol é maléfico? Não. Só que transformado em único símbolo de sucesso de um povo é simplesmente mistificador.

Mas entretanto, os problemas continuam. O sistema financeiro ameaça falência completa com o governador do Banco de Portugal a fazer não se sabe o quê. Só ele é que parece não saber que não passa de um mangas de alpaca do BCE e que nada regula. Linda elite financeira estes gestores financeiros!... E, todavia passeiam-se empertigados e engravatados, como se nada fosse com eles. E nada foi com eles porque esta esta elite sobrevive desde o século XlX sem que nada lhes aconteça.

Entretanto, os monopólios, quase todos vendidos a estrangeiros, continuam a esmifrar os portugueses. Falam os políticos em rendas excessivas, mas não foram os mesmos que negociaram estas rendas? O país é presa desta canalha de bem sucedidos. Acreditavam alguns ingénuos que era deste modo que o país se modernizava, esquecendo-se que nunca a regulação funcionou e que a breve trecho os reguladores dariam o salto para os grupos regulados. Aliás como fazem os políticos que do governo e do Parlamento deslizam para os setores que tutelavam.

Começo a pensar como o rei D. Carlos que afirmava que este país não é um país, mas uma choldra.
Sem ser cínico penso que apesar de tudo, o futebol poderia ser um momento de descontração. Talvez Nossa Senhora de Fátima nos ajude…

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia