Afinal, o que é a Menopausa?

Voz à Saúde

autor

Joana Barbosa

contactarnum. de artigos 14

A Menopausa define-se após 12 meses sem períodos menstruais, sem outras causas fisiológicas ou patológicas. Em média ocorre aos 51 anos (<40 anos é anormal), e reflete a perda completa ou quase completa dos ovários. Apesar de haver possibilidade de realizar testes laboratoriais, estes são meramente orientativos.

As alterações hormonais e sintomas clínicos ocorrem no período que antecede e que procede a menopausa denominando-se climatério ou perimenopausa. Acredita-se que os sintomas da perimenopausa são causados por flutuações nos valores hormonais. Estes podem não existir ou ser ligeiros, moderados ou graves. A sintomatologia pode começar até 6 anos antes do período menstrual final e continuar por um número variável de anos após o mesmo.

Durante esta fase as mulheres muitas vezes experimentam uma variedade de sintomas, sendo estes: afrontamentos ou rubor (mais comum), insônia (alteração no sono), palpitações, ganho de peso e edema, alterações de humor, menstruação irregular e dor de cabeça. A incontinência urinária pós menopausa, não é menos frequente, e ocorre por diminuição do trofismo da zona genital, sendo aconselhável realizar exercícios de reforço muscular, como andar, nadar, e suspender o jato urinário durante a micção.

Como medidas de conforto, para evitar os afrontamentos, aconselha-se a não consumir alimentos com muitas especiarias, alimentos quentes, bebidas alcoólicas ou cafeina. A prática de exercício físico além de evitar o aumento de peso, contribui para controlar as variações de humor e a irritabilidade. Existe ainda a terapêutica hormonal de substituição, que deverá ser ponderada para mulheres com sintomatologia muito grave e de acordo com o seu estado de saúde global.
Se tiver algum destes sintomas, deverá recorrer ao seu médico assistente para aconselhamento e esclarecimento de dúvidas. Cuide de Si, Cuide da sua Saúde!

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz à Saúde

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia