Doutor oiço “gatos” dentro de mim!

Voz à Saúde

autor

Sofia Melo

contactarnum. de artigos 10

A Asma é uma das doenças crónicas mais frequente na criança e no jovem; a sua prevalência tem vindo a aumentar a nível mundial nos últimos anos, acompanhando assim os padrões de desenvolvimento das sociedades.

A Asma é uma doença inflamatória crónica dos brônquios que se inicia, habitualmente, na infância. As vias aéreas, cronicamente inflamadas, tornam-se hiperreactivas e obstruídas, ha- vendo uma limitação do fluxo aéreo provocado pela broncoconstrição, rolhões de muco e aumento da inflamação local quando expostas a vários estímulos ou fatores desencadeantes. Assim, os principais sintomas apresentados pelos doentes são tosse com agravamento noturno, aperto no peito, dificuldade em respirar e pieira recorrente, vulgarmente designada por “chieira” ou “gatinhos”, esta última por se assemelhar ao miar de um gato.

Os principais fatores desencadeantes de uma crise asmática são as infeções virais, alergénios (ácaros domésticos, pelo de animais, pólen e fungos), fumo do tabaco, poluição atmosférica, exercício físico, emoções fortes (sorriso ou choro vigoroso), irritantes químicos e alguns fármacos. De salientar que a maioria dos doentes com asma apresentam outros sintomas alérgicos noutros órgãos como o nariz, olhos ou pele. Esta patologia apresenta vários estádios de gravidade e, apesar das suas crises/exacerbações terem carácter episódico, a inflamação das vias aéreas é crónica e, por isso, é essencial o seu correto diagnóstico e controlo a longo prazo através do uso de terapêutica crónica.

Atualmente, dispõe-se de diversas opções terapêuticas para ajudar os doentes a terem a sua asma controlada, de forma a que haja uma prevenção e redução no número de crises. Deste modo, o doente consegue manter uma atividade física dentro dos parâmetros normais, com uma respiração normal ou próxima disso.
Por isso, não hesite em consultar o seu médico assistente para aconselhamento e esclarecimento de dúvidas. Cuide de Si, Cuide da sua Saúde!

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz à Saúde

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia