A propósito… o Óscar

Voz às Escolas

autor

Antonieta Silva

contactarnum. de artigos 19

Nos últimos tempos, muito se tem falado do Óscar no Sá de Miranda. No dia de abertura das Comemorações dos 180 anos da Escola novamente esta personagem assumiu lugar de certo destaque.
Consideram alguns dos que melhor conhecem o Sá de Miranda - que desde há largos anos ali trabalham, que assistiram às diferentes fases porque passou esta escola nas últimas décadas, que ajudaram a manter de pé e a salvaguardar o valioso espólio quando a casa estava velha (velhíssima), que acompanharam toda a complexa fase de requalificação e ajudaram a fazer a instalação neste espaço renovado - que o Óscar não deveria assumir o papel de relevo que lhe tem sido dado nos últimos anos. Para estes, há todo um valiosíssimo espólio que merece igual ou maior destaque.

É verdade! As centenas de quadros parietais de disciplinas diversas, alguns deles muito antigos, os instrumentos e aparelhos das disciplinas das ciências e as vastas coleções de animais embalsamados, de rochas e de minerais, são testemunhos disso. Foi todo este conjunto de materiais que permitiram aos alunos de outros tempos aprender e conhecer um pouco do que se passava no mundo. Porque se assim não fosse, toda a aprendizagem se cingia ao que estava escrito nos livros e não teriam tido a oportunidade de vivenciar algumas das matérias que lhes estavam a ser ministradas.

Recentemente começou a falar-se mais no Óscar, fruto da abertura da escola ao exterior, mais precisamente com as visitas ao seu Museu. As pessoas que o percorrem conseguem aperceber-se um pouco da história que marca as muitas gerações de alunos que passaram por um dos primeiros liceus nacionais. São muitos, e alguns raros, os exemplares que podem ser apreciados no Museu da Escola Sá de Miranda, que foram preservados com o intuito de transmitir às novas gerações as técnicas de ensino. Estas práticas contribuíram para que o Sá de Miranda se tornasse numa escola de referência na educação e formação de ilustres personagens da cidade e não só. Para muitos visitantes, este espaço museológico permite recuar no tempo e relembrar o seu tempo de escola (desta ou doutra), porque era com este tipo de equipamentos que aprendiam e lhes era incutido o gosto pelo conhecimento.

Para a pequenada, para os nossos alunos mais novos do Agrupamento, o Óscar também não lhes fica indiferente. As reações de admiração ao vê-lo pela primeira vez, os cumprimentos que lhe fazem à entrada e na despedida, a simpatia que por ele nutrem, são exemplos por demais evidentes de que dificilmente se esquecerão desta figura. Para além disso, um magnífico texto de uma reputada professora desta escola ajudou a trazer para a ribalta esta personagem que tanto encanto produz a quem nos visita, e cada vez são mais!

Por tudo isto, recentemente o Conselho Pedagógico decidiu eleger o Óscar como a mascote do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda. Gerará alguma controvérsia pelos motivos acima expostos. Mas acompanhando os tempos, temos de pensar que a escola não deve ficar agarrada ao seu passado, as aulas realizam-se com suporte a outros instrumentos mais adequados à era em que nos encontramos, mas onde também tem lugar uma reflexão sobre a história. Para isso, nada como ver e analisar todo o espólio que faz parte dos nossos espaços museológicos. Não deixando de enaltecer todas as gerações que por aqui passaram, é preciso promover junto dos presentes e futuros alunos, que ficarão certamente na história deste Liceu, um orgulho por fazerem parte de um percurso já com 180 anos. E se a presença do Óscar lhes tem agradado tanto e tanto interesse e curiosidade causa, porque não promovê-lo?

Os que não conhecem os espaços museológicos da Escola Sá de Miranda poderão indagar-se: Mas afinal quem é o Óscar?
O Óscar é um simpático crocodilo embalsamado que está à entrada do Museu da Escola, pronto para receber todos os que o queiram visitar.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Escolas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia