A dimensão formativa do teatro evocação nos 25 anos do Tin.Bra

Ideias

autor

Hilário de Sousa

contactarnum. de artigos 15

A afirmação de que o teatro é “reflexo da vida que na vida afinal se reflete”, constante do prólogo do livro História do Teatro Português, de Luiz Francisco Rebello (1924-2011), remete-nos para a tradicional metáfora teatral da vida. Esta visão sugere-nos o recurso à etimologia da palavra “pessoa” (persona< máscara), para se entender a dramaturgia da própria vida. O significado primitivo de “persona”, que por via popular evoluiu para “pessoa”, era de máscara e personagem de teatro. Ora, a conceção da vida humana como uma comédia ou tragédia é um “topos” literário, em que cada pessoa possui várias máscaras/personagens.

A transposição desta análise para diferentes “palcos”, como seja a escola, dá-nos uma imagem da pessoa como ator social, especificamente do aluno, moldado por um sistema educativo que deveria contribuir para o “pleno desenvolvimento da personalidade, da formação do carácter e da cidadania, preparando-o para uma reflexão consciente sobre os valores espirituais, estéticos, morais e cívicos e proporcionando-lhe um equilibrado desenvolvimento físico” [alínea b) do art.º 3.º da Lei de Bases do Sistema Educativo - LBSE]. Este princípio norteador coloca a pessoa/aluno no centro do processo formativo, podendo neste contexto o teatro assumir-se como um meio privilegiado de humanização da cultura e de conjugação de saberes, competências e valores.

A importância da educação e formação pela arte, no caso desta crónica, por intermédio do teatro, encontra eco em algumas escolas dos ensinos básico e secundário, infelizmente apenas honrosas exceções, na sua generalidade numa dimensão não formal, desvalorizando os currículos o preceituado na LBSE, nomeadamente no que concerne à consecução dos objetivos de formação integral do aluno e à perspetiva de humanismo universalista.

Olhando para fora do contexto escolar, encontram-se na tradição bracarense organizações e pessoas que têm demonstrado um trabalho de reconhecido mérito na afirmação da relevância do teatro, amenizando a sua tímida presença no sistema educativo, permitindo-me destacar nesta ocasião o grupo de teatro Tin.Bra, que em 2016 comemora 25 anos. A este propósito, uma pública saudação institucional, através da Prof.ª Maria Torcato Baptista, Presidente da Associação, a todos quantos contribuíram para que este projeto de referência alcançasse com brilhantismo um quarto de século. Bem-haja!

A Casa do Professor - fiel à sua identidade, em reconhecimento da importância da educação artística e na senda do seu Grupo de Teatro, que cessou uma intensa atividade de cerca de três décadas há pouco mais de dez anos, tendo estado inclusive associado à génese da instituição e marcado de forma indelével a sua história - tem dado um amplo espaço à arte de representar na programação da Clarabóia.

É exemplo mais recente dessa dinâmica o curso de representação, dirigido pela atriz Rita Salema, a decorrer entre os próximos dias 17 e 21 de dezembro, tendo como destinatários crianças entre os 8 e os 12 anos de idade. Esta atividade resulta de uma parceria estabelecida entre a Casa do Professor e a prestigiada Academia Nicolau Breyner (Lisboa), estando já em vista uma segunda edição do curso para o primeiro trimestre de 2017.

Uma homenagem por isso a quem, tal como defende Luiz Francisco Rebello, encara o interesse do teatro como ação coletiva para o cumprimento do duplo dever de “personalidade” e “solidariedade”, e de cuja articulação depende, em última análise, o futuro do indivíduo e da coletividade humana.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia