Fatores determinantes para o sucesso escolar dos alunos

Voz às Escolas

autor

Pedro Cerqueira

contactarnum. de artigos 61

Passado o primeiro período, é tempo para balanços intermédios sobre o sucesso escolar dos alunos. A apreciação sobre os fatores que justificam o insucesso é variada e depende muito do lado em que se encontra quem opina. Pais, alunos e professores tendem a apontar causas um pouco diferentes. A literatura existente sobre esta temática aponta diversos fatores, tanto intrínsecos como extrínsecos ao aluno. De um modo geral, o papel dos alunos na sua aprendizagem assume a maior importância.

Os fatores externos são muito diversos, passando entre outros pelo papel do professor, ambiente escolar, ambiente familiar, etc. Relativamente a estes fatores, a literatura existente aponta o professor como o principal fator extrínseco ao aluno que determina a sua aprendizagem e o seu sucesso escolar.
Por exemplo, Marzano, R. (2007) refere que “Entre elementos como um currículo bem articulado e um ambiente agradável e organizado, o fator que sobressai como o fator singular mais influente numa escola eficaz é o que faz cada professor dentro da escola”.

Hattie em trabalho publicado em 2003 analisou os efeitos dos fatores aluno, lar, escola, diretor, colegas e professor, contabilizando os respetivos contributos para o desempenho escolar dos alunos. A conclusão a que este autor chegou (in Silva, H., Lopes, J., 2015) é de que dos fatores extrínsecos ao aluno, é o professor o fator de maior influência (30%). Todos os outros fatores têm, segundo o autor, uma influência entre 5 e 10% no rendimento escolar.

Em suma, tendo presente que não sendo este um estudo da realidade portuguesa, que poderá ser ligeiramente diferente e não sendo consensuais os pesos de cada fator no rendimento escolar, será de considerar que o principal fator de sucesso é o próprio aluno, sendo o professor o fator extrínseco mais importante. <br />
No entanto, nem todas as práticas educativas são iguais e têm idênticas consequências na aprendizagem dos alunos e que o que os professores fazem e dizem têm um impacto diferencial na aprendizagem. Neste âmbito, o desenvolvimento profissional em contexto de trabalho com vista à construção de conhecimento partilhado assume especial relevância. A resistência à mudança é muito grande, no entanto os processos de melhoria e a procura de soluções para os problemas têm de surgir no interior das organizações através da partilha coletiva de experiências e conhecimentos.

Por muitas voltas que dermos ao sistema educativo, o cerne do sucesso escolar está na qualidade do trabalho do corpo docente, mas acima de tudo na cultura de uma sociedade que valoriza a educação. Ou seja, na componente intrínseca ao aluno, a valorização da escola e da sua formação desempenham um papel preponderante no sucesso escolar.

A questão do sucesso escolar dos alunos é tema de discussão pública ano após ano, aquando da publicação dos estudos comparativos (rankings) dos resultados das provas e exames nacionais, feitos pelos meios de comunicação social. Relativamente a estes, gostaria de endereçar os parabéns aos alunos do Agrupamento de Escolas de Amares, seus professores e encarregados de educação pelos resultados alcançados no final do ano letivo transato.

De acordo com os resultados publicados pelo jornal Público, a Escola Secundária de Amares foi a 135.ª escola com melhores resultados nos exames do ensino secundário.
Foi ainda a escola pública do distrito de Braga com melhores resultados nos exames de Filosofia e Biologia e Geologia, tendo sido a 3.ª escola do distrito com melhores resultados a História A.
Para todos os leitores e comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Amares, votos de um bom ano de 2017.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Escolas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia