O poder das freguesias

Voz às Freguesias

autor

Orlando Gomes

contactarnum. de artigos 4

Neste primeiro artigo, porque estamos a iniciar um novo ano, inicio esta narrativa por saudar todos os leitores do ‘Correio do Minho’ desejando, naturalmente, que este seja um ano de enormes sucessos pessoais. Nesta minha primeira missiva gostaria de me centrar no papel das freguesias como pilar essencial na nossa vida democrática sendo que, nem sempre, lhe é dado o destaque que é devido. Mais do que passar atestados, requerimentos ou certidões as Juntas de Freguesia, sobretudo as que se encontram mais distanciadas do “casco urbano”, tem um papel absolutamente fundamental na vida dos seus cidadãos.

Não raras vezes somos surpreendidos por pedidos de auxílio que extravasam, e muito, as competências que a Lei confere como nossos serviços. Tão ou mais importante se torna quando, fruto de uma reforma administrativa do poder local, muitas destas freguesias foram “agregadas” aumentando as nossas responsabilidades sem que para isso tivessem sido acauteladas medidas de apoio para fazer face a esta nova realidade.

Temos hoje, enquanto titulares de cargos políticos de “primeira intervenção”, preocupações constantes sem que isso se traduza numa “profissionalização” do estatuto de Presidente de Junta, ou de qualquer membro do executivo. Penso que seria fundamental, para não dizer decisivo, que o poder central pensasse nesta problemática. As Juntas de Freguesia, na minha opinião, não têm medo do trabalho, nem tão pouco dos desafios que se lhes deparam, mas tem parcos, ou inexistentes, recursos para fazer face a todas as situações que vão aparecendo.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Freguesias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia