‘Apoio Domiciliário - Ajuda Feliz’

Ideias

autor

Rolando Silva

contactarnum. de artigos 2

Na minha crónica anterior referi que “o poder autárquico é, em si mesmo, tanto mais democrático quanto mais local, e tanto mais poder quanto mais estatal”. Uma das plataformas de participação são o Orçamento Participativo e Orçamento Participativo Escolar de Braga. Esta boa prática consubstancia-se no exercício contínuo de renovação da democracia local, que tem permitido concretizar projetos excecionais no concelho, na envolvência da comunidade que tem vindo a reforçar a sua participação não só pela qualidade dos projetos apresentados mas também pela votação. Este instrumento de democracia participativa dá voz e ação aos munícipes, um exemplo de participação e cidadania ativa, como tem sido o apanágio da edilidade bracarense.

Uma nova esperança surgiu nesta freguesia de Lomar e Arcos através do projeto ‘Apoio Domiciliário - Ajuda Feliz’, no âmbito do Orçamento Participativo Braga 2016, no exercício do voto por 1019 cidadãos, na realização de ‘um sonho’ necessário para suprimir as carências existentes, na prestação qualificada de apoio social e concretizou-se na obra de ampliação e remodelação de instalações existentes na freguesia para criar condições de funcionamento de um Serviço de Apoio Domiciliário destinado a dar apoio aos utentes. Um projeto que nasceu do voluntariado e assumiu-se como percursor de uma nova resposta social no âmbito de Serviço de Apoio Domiciliário, mas que não dispunha das condições necessárias para um serviço com este tipo de exigências.

Com a obra de ampliação e remodelação no contexto do Orçamento Participativo será assegurada a dinamização de uma nova resposta social. Esta valência destina-se a apoiar as situação de emergência social e alerta, em contextos de isolamento físico e social e situações de pobreza e exclusão social das pessoas e famílias que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência não assegurando as suas necessidades básicas da vida diária e nem disponham de apoio familiar para o efeito.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia