Póvoa de Lanhoso é concelho empreendedor

Ideias

autor

Paulo Monteiro

contactarnum. de artigos 256

Já o tenho dito várias vezes em crónicas anteriores, que o Minho é o grande motor e impulsionador da economia do nosso país. O distrito de Braga, principalmente, tem sido um grande responsável pela criação de empregos e graças a muitas das novas empresas que têm apostado na nossa região. Um número muito considerável de multinacionais tem apostado na nossa região e com muito sucesso.
Ora, a Póvoa de Lanhoso não foge à regra e é, segundo os últimos dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, o concelho mais empreendedor do Norte do país, com 18 empresas criadas por cada 10 mil habitantes. O assunto acabou mesmo por ser alvo de um estudo feito recentemente pelo ‘JN’ que chegou à conclusão de que a região Norte foi a que mais empresas deu a ganhar ao país em 2016. O Norte viu nascer 11586 entidades do género, e perdeu 10315, o que dá um saldo positivo de 1271, caso único no país. Só para termos a noção de quanto a região Norte tem sido importante para o desenvolvimento económico do país basta ver que o segundo melhor saldo positivo pertence ao Algarve, com 81... muito longe do Norte. Isto para já não falar (mas para comparar...) do pior desempenho que pertence à região de Lisboa com um saldo negativo de 2961.
Mas os números do concelho da Póvoa de Lanhoso ganham ainda mais importância se fizermos uma análise global... se o factor população for tido em conta, a Póvoa de Lanhoso continua no pódio e ocupa um excelente segundo lugar a nível nacional só perdendo o primeiro lugar para Beja que é quem mais empreendeu em 2016 com 23,5 empresas ganhas por cada 10 mil habitantes. Segue-se a Póvoa de Lanhoso, com menos cinco empresas. É obra!

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia