FI-BRA - Filarmonia Juvenil de Braga: Um projeto inovador e agregador

Ideias

autor

Hilário de Sousa

contactarnum. de artigos 15

A Academia de Música da Casa do Professor, que iniciou a sua atividade no ano letivo de 2013/2014, com o objetivo nuclear de desenvolver as capacidades musicais e humanas de crianças e jovens, constitui-se como um projeto absolutamente estratégico para a instituição que a tutela. Esta importância não se deve apenas à indiscutível acuidade da formação artística, mas também à dinâmica intergeracional que caracteriza o universo Casa do Professor, a par de mais duas valências-âncora: o Centro de Formação, cuja atividade se direciona para os profissionais docentes, e a estrutura residencial, destinada a professores aposentados.
A Casa do Professor - fiel à sua missão de dinamização cultural, em reconhecimento da tradição conferida à educação pela arte e na senda do seu Grupo de Teatro, que cessou, há pouco mais de dez anos, uma intensa atividade de quase três décadas - pretende agora retomar, por intermédio da Academia de Música, essa sua aposta estruturante, com a criação de uma orquestra: a FI-BRA - Filarmonia Juvenil de Braga/Casa do Professor. Este projeto, de grande significado, dimensão e ambição, liderado pelo Maestro Filipe Cunha, tenciona agregar num agrupamento musical, semiprofissional, estudantes de música que frequentam escolas, academias e conservatórios.
A Filarmonia Juvenil de Braga, idealizada para acolher jovens entre os 12 e os 25 anos de idade, é uma oportunidade para que todos os elementos que a constituam possam aplicar os seus conhecimentos musicais em performances de conjunto, partilhar experiências, trabalhar com professores altamente qualificados e, consequentemente, desenvolver o seu potencial artístico. Este enquadramento sucinto eviden-cia que, além do reforço da angularidade da Academia de Mú- sica da Casa do Professor, a FI-BRA vem colmatar, a um outro nível, uma lacuna existente no panorama musical bracarense, ao congregar através da associação um projeto com jovens músicos de diversas proveniências.
Esta visão abrangente e confluente assumida por uma instituição reconhecida de utilidade pública, como é a Casa do Professor, criando interações profícuas entre estabelecimentos de ensino especializados na área da música e exponenciando numa plataforma comum a excelência dos seus alunos e dos projetos desenvolvidos por essas mesmas entidades, pode com certeza conferir-lhes uma outra amplitude. E atendendo à nobreza do objetivo genérico de promoção de cultura, que subjaz à missão da Casa do Professor e à criação da FI-BRA, afigura-se que esta é uma entidade-charneira para assumir esse papel de serviço público.
Além destes fatores explicativos, a notoriedade granjeada pela instituição nos mais diversos quadrantes e a sua representatividade junto de milhares de professores na região, muitos deles da área da música, em paralelo com o recente reconhecimento, por parte do Ministério da Cultura, da natureza e interesse cultural das suas atividades, designadamente as promovidas pela Clarabóia, sublinham o seu posicionamento estratégico privilegiado para cumprir esta responsabilidade de qualificação e promoção da criação artística.
O casting para a constituição da primeira formação da Filarmonia Juvenil de Braga, com estreia prevista para o próximo mês de junho, vai realizar-se no dia 6 de maio (sábado), nas instalações da Academia de Música da Casa do Professor, em Braga, estando nesta fase a decorrer as respetivas inscrições, exigindo-se aos jovens interessados em integrar este novo projeto musical que detenham no mínimo o 3.º grau de instrumento - madeiras, cordas (violoncelo contrabaixo), metais e percussão.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia