Viriato e Pessoa têm ídolos no Peru

Ideias

autor

Paulo Monteiro

contactarnum. de artigos 323

Chama-se Josué Tejada, é empregado num restaurante em Arequipa, uma cidade e província do sul do Peru, e tem um ídolo português...
Quem é? Nada mais nada menos do que o bravo guerreiro dos Lusitanos, Viriato. Mas há mais: recita Pessoa e fala de Saramago. A história foi contada recentemente por Luís Novais, um escritor e jornalista nascido em Braga, mas que vive no Peru:

“Entro num restaurante de Arequipa-Peru. Atende-me um empregado de seus 26 anos.
“De adonde nos visita?”, pergunta-me ao notar o meu castelhano estrangeirado.
“Ah, de Portugal! Yo tengo un ídolo portugués”.
“Cristiano Ronaldo?”
Pergunto-lhe, acostumado que estou.
“Noooo!!” Responde-me quase escandalizado, “mi ídolo portugués es Viriato”. Quem?... “Viriato, fue un gran general”. Quando me começa a contar a história do primeiro entre os lusitanos, já estava preparado para tudo, exceto para que me começasse a recitar Pessoa de memória; Tabacaria!(...)

Agora está-me a falar de Saramago e da revolução dos cravos. Conta-me o epilogo de que ‘Roma não paga a traidores’, passa por Saramago e despede-se com um desabafo: “Como es este mundo, que la gente admira más a Cristiano Ronaldo que a Pessoa!”.
E é assim... brilhante! Obrigado Luís por este encontro que ninguém imaginava. E nós, aqui tão perto, muitos sem saber de Viriato, ou mesmo de Pessoa.

Apetece escrever as primeiras palavras de ‘Tabacaria’, de Álvaro de Campos (heterónimo de Pessoa).
“Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.” E o que parecia ser um sonho de Josué, afinal é... pura realidade.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia