A Catalunha e a riqueza

Ideias

autor

Paulo Monteiro

contactarnum. de artigos 322

Se a Catalunha fosse uma região pobre pedia a indepedência? Certamente que não. Como certamente já se apercebeu que sendo uma república independente, separando-se de Espanha, de nada vale.
As grandes empresas, os grandes bancos, a grande economia já saiu ou está em vias de sair da Catalunha (para não regressar). O Porto de Barcelona serve toda uma Espanha e não uma região. Mudar o local de abastecimento por mar é coisa simples de fazer e há outros portos que podem ganhar com isso.

Recentemente, ao falar com colegas galegos sobre a crise na Catalunha, confidenciavam que a região pode ser a mais rica, mas esquecem-se que é a região que mais custa ao Estado espanhol. O custo dos funcionários públicos naquela região é brutal e no deve e haver os catalães acabam por ficar a ganhar. O problema é muito complicado... E é lógico que nenhuma outra região de Espanha quer a Catalunha fora...

Para além disso, a União Europeia não aceita a Catalunha independente e nenhuma empresa quer trabalhar fora da União. E há mais. Tantas coisas mais. E todos sabemos, e os catalães sabem, que só unidos é que conseguem ser das regiões mais ricas de Espanha e que sem a Espanha não são nada, não conseguem.

Mas o mais importante: o povo da Catalunha quer a independência? Certamente que não. Qualquer bom telespectador vê, na hora da verdade, a diferença entre aqueles que são a favor da indepedência e aqueles que são a favor de uma Espanha unida. E mesmo com manipulação de imagens bem se vê que todos querem Espanha a uma só voz... E o Governo espanhol fez o que tinha a fazer. Puigdemont e o seu governo foram destituídos e... ‘fugiram’ para a Bélgica depois de terem sido acusados de “rebelião, sedição e peculato”! O que se seguirá?

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia