Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Círios e velas: do cemitério para uma nova vida

Braga - Concelho mais Liberal de Portugal

Ideias

2017-11-01 às 06h00

Pedro Machado Pedro Machado

Hoje é Dia de Todos os Santos, dia de irmos aos cemitérios visitar os nossos entes querido já falecidos. É usual levar flores, velas e círios para colocar nas campas e jazigos. Claro que há quem o faça durante todo o ano, mas nestes dias a quantidade de resíduos gerados nos cemitérios é muito maior.
Desde janeiro de 2014, a Braval colocou contentores apropriados para a deposição dos círios e velas usados, nos cemitérios da sua área de abrangência.

Atualmente existem cerca de 500 contentores, distribuídos pelos municípios de Braga, Amares, Vila Verde, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Terras de Bouro.
Esta foi mais uma medida que privilegia a recolha seletiva de resíduos, evitando a sua deposição nos contentores comuns de resíduos indiferenciado e, mais importante, a consequente deposição no aterro sanitário.

Por outro lado, a cera, o copo de plástico e a tampa de metal que constituem os círios e as velas serão separados, manualmente, e enviados para reciclagem. Assim, para além de se evitar a deposição em aterro destes materiais, evita-se o consumo de mais matéria-prima para o fabrico de novos produtos, nomeadamente a cera, mas também metal e plástico, fazendo a reciclagem destes materiais.

Desde o início deste projeto, já foram desviadas do aterro cerca de 250 toneladas de círios e velas! No entanto, para que este serviço possa funcionar da melhor forma, não se podem usar os ciriões para colocar as flores e esponjas usadas, estas têm de ser depositadas no contentor de indiferenciados. Para além de não terem valorização, irão encher os contentores, impedindo a sua utilização por mais pessoas, entrando em decomposição e, consequentemente, causando maus-cheiros e sujidade.

Em todas as atividades da nossa vida quotidiana, os nossos comportamentos têm impacto ambiental. Da próxima vez que se deslocar ao cemitério, separe os círios e as velas usadas, diminua a sua pegada ambiental.
Ajude-nos, ajudando-se!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

27 Março 2024

Os bobos

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho