Taxas? O sal não faz mal... o seu excesso é que sim...

Ideias

autor

Paulo Monteiro

contactarnum. de artigos 342

Está mais do que provado que o sal não faz mal. Aliás, é importante para o bom funcionamento do nosso organismo. O problema está no seu consumo em excesso. O excesso é que faz mal. É que o excesso de cloreto de sódio aumenta a pressão arterial e o risco para as doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral. Por isso é que o excesso de sal provoca mais de dois milhões de mortes em todo o mundo.

Por cá tem sido assunto do dia. Primeiro porque, segundo a Organização Mundial de Saúde, um adulto deve consumir cerca de 5g por dia (o equivalente a uma colher de chá raza) e uma criança 3g. Mas, em Portugal, esses números são perigosamente ultrapassados. A média portuguesa ronda os 10,7g por dia, ou seja... o dobro. É um risco e provoca muitas doenças e muitas mortes.

Com isto tudo o governo, depois de taxar o excesso de açucar nas bebidas, prepara-se para, segundo proposta do Orçamento de Estado para 2018, criar um novo imposto de 0.80 euros por quilo sobre bolachas, biscoitos, batatas fritas e desidratadas e flocos de cereais, quando estes alimentos tiverem mais de um grama de sal por cada 100 gramas de produto. Com este imposto prevê arrecadar cerca de 30 milhões de euros.

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, disse esta semana que espera que a taxa seja aprovada, mas que o dinheiro arrecadado deve ser aplicado em medidas de promoção de hábitos alimentares saudáveis... O que acho que é importante é apostar cada vez mais na prevenção. O que a bastonária pede pode ser feito na mesma sem taxa. A começar nos mais pequenos, na escola e principalmente junto dos pais que devem ensinar os seus filhos que o sal em excesso faz mal. Agora taxar? Taxar não... Prevenir sim!

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia