Rede de Museus de Esposende junta 25 estruturas do concelho

Cávado

autor

José Paulo Silva

contactar num. de artigos 2136

Museus, núcleos museológicos, um centro interpretativo e colecções visitáveis estão, desde ontem, integradas na Rede de Museus de Esposende, estrutura de adesão voluntária que visa criar um roteiro e sinalética comum e maximizar a oferta cultural e turística do concelho.
A Câmara Municipal de Esposende rubricou, no Fórum Rodrigues Sampaio, o protocolo de adesão e a carta de princípios da Rede com mais de duas dezenas de instituições fundadoras, destacando o seu presidente, Benjamim Pereira, esta parceria alargada como o início da transformação do património imaterial e imaterial do concelho em “activo económico evidente”.
Segundo o autarca, “acabou a ideia de que o turismo em Esposende é só praia e gastronomia”, passando o património a figurar como motivo de visita ao concelho.
A Rede de Museus de Esposende é constituída pelos museus Municipal, Marítimo e de Arte Sacra, pelo Centro Interpretativo do Castro de S. Lourenço, pela Casa das Marinhas (Viana Lima), pelos núcleos museológicos dos bombeiros e das misericórdias de Esposende e Fão, da Confraria do Bom Jesus de Fão e da Casa do Povo de Apúlia e, ainda, pelas colecções visitáveis de 15 paróquias.
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Jaqueline Areias, relevou ontem o propósito da Rede em promover, inventrariar, investigar, publicar e conservar as colecções das entidades parceiras.
A estrutura sedeada no Museu Municipal de Esposende foi criada para responder à dificuldade de algumas instituições em lidar com a inventariação e inventariar esse património.
Os responsáveis camarários entendem que os museus, núcleos museológicos e colecções “são instrumentos privilegiados da cultura e da educação”.
Benjamim Pereira entende que “é preciso perceber o enorme potencial que o concelho de Esposende tem para preservar”.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia