Piscina de Arentim é um refúgio às portas da cidade

Braga

autor

Isabel Vilhena

contactar num. de artigos 1244

É um excelente refúgio a poucos minutos da cidade. A Piscina Municipal de Arentim apresenta-se como um lugar aprazível, com uma envolvente verde que atrai gente não só da freguesia, mas de concelhos vizinhos, nomeadamente de Barcelos, Vila Nova de Famalicão, Trofa e, curiosamente, até da Maia.
Tatiana Dias e Joana Santos são duas amigas que vêm da Trofa para frequentar esta piscina municipal. E qual a razão que leva estas jovens a percorrer alguns quilómetros da Trofa a Arentim? “Gostamos do espaço. Tem boa música. Tem um bom serviço de bar e excelente água para dar um mergulho e não tem gente conhecida”, argumentaram as jovens trofenses.

Ideal também para casais e família que procuram um espaço agradável, sossegado para tomar banhos de sol e dar uns mergulhos na piscina, Cláudia Maia frequenta este espaço desde criança e agora costuma vir com o namorado Eduardo Martins e nesse dia também se encontrava na companhia do sobrinho. “Desde criança que venho para cá. Gosto muito do espaço e agora tem excelentes condições”, contou à reportagem do ‘Correio do Minho’.

A vigilância da piscina é assegurada por três nadadores salvadores, que rotativamente, não perdem de vista um mergulho mais arriscado ou aquelas corridas à volta da piscina que podem acabar mal.
Manuela Ferreira é uma das nadadoras salvadoras desta época balnear. Tirou o curso este ano e está a gostar da experiência que até ao momento tem sido muito positiva, sem grandes sobressaltos. “Eles portam-se bem. Avisamos a primeira vez e eles cumprem”, contou Manuela Ferreira. “Ter atenção, não correr à volta da piscina porque há sempre quedas. Os ‘mortais’ para a água são sempre perigosos e as ‘bombinhas’ que os jovens gostam podem provar choques, por isso, são de evitar”, aconselhou.

Qualidade do espaço e da água são bandeiras

Construída há cerca de duas décadas, a Piscina Municipal de Arentim tem sofrido algumas requalificações, mas recentemente foi alvo de uma intervenção de fundo, num investimento global de 100 mil euros.
José Afonso, presidente da União de Freguesias de Arentim e Cunha, mostra “com orgulho” o resultado dessa intervenção. “Esta piscina tem cerca de vinte anos e foram feitas várias requalificações, mas neste nosso mandato sofreu uma requalificação fundamental e necessária para a qualidade do espaço. Podemos constatar que temos visitas não só do nosso concelho, mas dos concelhos vizinhos, designadamente de Barcelos, Famalicão, Trofa, entre outros”.

Com uma frequência diária de 300/350 pessoas, atingindo o número limite de 400 ao fim-de-semana, este espaço, totalmente remodelado, convida a desfrutar de um belo dia de sol.
José Afonso explica que o avultado investimento de cerca de 100 mil euros só foi possível graças ao apoio da Câmara Municipal de Braga que foi sensível aos argumentos apresentados pelo presidente da União de Freguesias de Arentim e Cunha para a necessidade de intervenção profunda naquele espaço.

A requalificação envolveu os balneários, o telhado, os painéis solares e o bar. Só a sala das máquinas envolveu um investimento, na ordem dos 35 mil euros, o que garante a qualidade da água, cujos parâmetros são permanentemente analisados pelos técnicos do Hilário de Lima. “Há uns anos não víamos o fundo da piscina. Agora temos dois filtros a trabalhar e há todo um trabalho redobrado dos técnicos que fazem a manutenção do espaço”, salientou José Afonso.

A qualidade do espaço e da água são bandeiras desta piscina, o que tem levado a uma procura crescente de vários estabelecimentos de ensino da zona para frequentar, da parte da manhã, este espaço. “Nestes últimos anos temos sido contactados por muitos colégios e escolas de Ruílhe, Tadim, Famalicão, Barcelos, que querem frequentar, a um preço especial, a piscina da parte da manhã, o que atesta a nossa qualidade”.

No dia que visitámos este espaço, deparámo-nos com uma ‘mão verde’ logo à entrada da piscina, o que significava que naquele dia havia festa até à meia-noite. A piscina encontrava-se de portas abertas para um mergulho nocturno, com entrada gratuita e animação garantida por um cantor daquela zona para uma noite quente de Verão.
Motivos não faltam para visitar e mergulhar nas águas da piscina de Arentim.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia