Funicular de Viana transportou 25 mil em Julho

Alto Minho

autor

Redacção

contactar num. de artigos 35024

O funicular que liga Viana do Castelo ao monte de Santa Luzia, contíguo àquela cidade, transportou, só no mês de Julho 25.302 pessoas, informou ontem a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Em comunicado, aquela autarquia adiantou que, desde que reabriu ao público, em 2007, após obras de substituição de cabos e de manutenção, o funicular foi utilizado por 900 mil passageiros.
O equipamento emblemático, que tem um percurso de 650 metros que leva cerca de oito minutos a completar, sendo considerado o mais extenso do género no país, voltou a assegurar as ligações entre o centro da cidade e o monte de Santa Luzia, em junho, depois de uma paragem de cerca de um mês para trabalhos de manutenção.
Em 2013 e 2014, o funicular de Santa Luzia conquistou o prémio ‘Infraestrutura Ferroviária’, atribuído pela Luisfer - Estudos e Realizações Ferroviárias, entidade que envolve a CP Entusiastas, pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes e pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro.
Esteve abandonado entre 2001 e 2007, até que a autarquia investiu 2,5 milhões de euros na sua aquisição e reabilitação.
Foram compradas duas carruagens novas, foi remodelada a linha e as estações, além da construção de um passeio ao longo de toda a via para facilitar o acesso pedonal em situações de emergência.
Cada uma das duas carruagens tem capacidade para 25 pessoas, 11 das quais sentadas, sendo a viagem realizado a uma velocidade de dois metros por segundo.
Com 160 metros de desnível e 25 por cento de inclinação média, o elevador de Santa Luzia dispõe agora de três fontes de energia diferentes (eléctrica, gerador e bateria) e de quatro sistemas de travagem, sendo a segurança precisamente uma das características da renovação realizada.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia