Vila Nova de Cerveira: Autarquia adquire Mala NeuroSénior para as IPSS’s do concelho

Alto Minho

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34010

Atendendo aos benefícios ao nível da estimulação cognitiva, o Município de Vila Nova de Cerveira adquiriu seis malas NeuroSénior para entregar às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho. Autor do projeto esteve, esta quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a fazer uma demonstração prática aos técnicos das entidades presentes, e na qual também participou a Vereadora da Ação Social, Aurora Viães.

O estímulo da memória, da atenção, do raciocínio, da motricidade e contrariar a solidão nos idosos são alguns dos objetivos do NeuroSénior, projeto lançado, em 2016, por Rui Santos, professor primário, durante a segunda edição da mostra “100% Alto Minho” da CEVAL, em Viana do Castelo, e na qual recebeu o Prémio Inovação.

O “NeuroSénior” consiste numa caixa de atividades de estimulação cognitiva, feitas em madeira por empresas de Viana do Castelo, para dar uma resposta integrada às necessidades de ocupação e estimulação de idosos, com ou sem demência.

Perante os benefícios e resultados apresentados, o Município de Vila Nova de Cerveira adquiriu seis malas NeuroSénior para distribuir pelas seis IPSS’s do concelho, nomeadamente Associação de Desenvolvimento Social e Local de Vila Nova de Cerveira, o Centro Social e Paroquial de Campos, Centro Paroquial e Social de Covas, Centro Social e Paroquial de Gondarém, Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Reboreda e Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira.

A Vereadora com o pelouro da Ação Social, Aurora Viães, realça “o caráter multifacetado” da mala NeuroSénior, quer “ao nível da interação e socialização, mas também na vertente de saúde e bem-estar ao permitir desenvolver a motricidade fina e ampla, memória e linguagem, entre outras”.

Depois de uma breve demonstração que visou um primeiro contacto das IPSS’s presentes com as potencialidades da caixa de atividades, o Professor Rui Santos vai voltar a Vila Nova de Cerveira para um workshop prático dirigido a alguns utentes das IPSS’s, no próximo dia 21 de setembro, pelas 14h00, na Biblioteca Municipal.

*** Nota da C.M. de Vila Nova de Cerveira ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia