Famalicão investiu sete milhões de euros na requalificação do Parque Escolar do 1.º Ciclo

Vale do Ave

autor

Rosa Santos

contactar num. de artigos 198

Nos últimos quatro anos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão investiu cerca de sete milhões de euros na modernização e reabilitação do Parque Escolar do 1.º Ciclo. Ao todo, foram realizadas mais de 100 intervenções e requalificadas cerca de 20 escolas do concelho. Os números foram, esta manhã, revelados pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, durante uma visita de trabalho à Escola Básica de Telhado.

“A grande maioria das obras nas infraestruturas educativas do concelho estão, neste momento, concluídas ou lançadas no terreno”, referiu o autarca, salientando que “é muito bom chegar a esta fase final do mandato e fazer este balanço tão positivo para a educação e para o futuro do concelho”.

Em breve, arrancam as intervenções em mais quatro escolas nas freguesias de Esmeriz, Ruivães, Riba de Ave e Famalicão (Conde S. Cosme), e neste ano letivo 2017/2018, mais de 500 crianças beneficiam de escolas “novas” com salas de aula totalmente renovadas. É o caso das crianças de Telhado, mas também de Landim, Castelões, Delães, Gavião e de Louredo, em Calendário.
Na escola centenária de Telhado, o resultado das obras está à vista de todos. Para o presidente da União de Freguesias de Vale São Cosme, Telhado e Portela, António Matos “valeu a pena esperar”. “Hoje, sinto-me como uma criança que vai começar aqui a escola, feliz e confiante”, referiu António Matos, salientando que “a escola centenária ganhou condições de excelência e está preparada para o futuro, graças ao trabalho e esforço conjunto da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia”.

Por sua vez, a diretora do Agrupamento de Escolas D. Maria II - que integra a Escola de Telhado - Cândida Pinto, mostrou-se muito satisfeita com as obras realizadas “que vão beneficiar toda a comunidade educativa”. “A Câmara Municipal soube criar as melhores condições, atendendo às preocupações dos pais e dos professores, unindo esforços e tendo como resultado esta escola de excelência”.

Refira-se que a intervenção na Escola Básica de Telhado teve a duração de um ano, o que obrigou a deslocar os alunos durante o ano letivo 2016/2017, para outra escola do concelho. As obras  implicaram a remodelação total do edifício e espaços exteriores, com a construção de recreio coberto, campo desportivo e zona de lazer. Foi ainda construído um edifício de apoio das instalações com sala de professores, arrecadações, refeitório e copa.

As obras tiveram um investimento de cerca de 450 mil euros (cofinanciadas em 218 mil euros pelo Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

*** Nota da C.M. de Vila Nova de Famalicão ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia