Becoming a Part of Europe: Braga recebe primeira reunião internacional

Braga

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34728

A Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, em conjunto com os 9 parceiros internacionais e a Agência Nacional Erasmus+ italiana, reuniram-se esta quarta-feira na Universidade do Minho (UM), em Braga, para iniciar uma nova fase do projeto Becoming a Part of Europe. Depois de duas reuniões com os parceiros do grupo de trabalho nacional, chega o momento da reunião internacional com os responsáveis de vários países (Suécia, Alemanha, França, Eslovénia, Holanda, Malta, Bélgica). Perceberam, em conjunto, os progressos do projeto e começaram a traçar o plano e documento que agrega as principais ideias e políticas de juventude discutidas.

O Becoming a Part of Europe é um projeto Erasmus+ liderado por Itália que desenvolve e partilha métodos de educação não formal e práticas de inclusão de forma a que os refugiados, requerentes de asilo e migrantes se sintam mais incluídos. Portugal é o responsável pela análise dos dados fornecidos pelos parceiros num estudo global no âmbito de uma parceria com a UM, a cargo dos investigadores José Augusto Palhares e Álvaro Ribeiro.

Durante a reunião, que serviu para fazer o ponto de situação desse estudo e reunir opiniões, discutiu-se o papel do trabalho dos animadores de juventude que trabalham com jovens refugiados. Para o diretor da Agência Erasmus+ Juventude em Ação, Pedro Couto Soares, “os animadores de juventude são, acima de tudo, mediadores que devem dar ferramentas aos jovens para que estes possam conseguir construir o próprio futuro, ser independentes, aceites e valorizados. A educação não formal é uma dessas ferramentas e, apesar de o consenso nem sempre ser conseguido, importa que, no fim deste projeto internacional seja possível responder à questão “Como se pode utilizar o mecanismo do trabalho com a juventude com os refugiados?””.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia