Município de Viana do Castelo investe 850 mil euros para promover sucesso escolar

Alto Minho

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34311

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai implementar um programa de combate ao insucesso escolar, apostando na música, nas ciências e no apoio social. O Plano Integrado e Inova- dor de Combate ao Insucesso Escolar ‘School4All Viana’ foi alvo de uma candidatura ao Programa Operacional Norte 2020 no valor global de 850 mil euros e junta-se a um variado conjunto de apoios e investimentos que a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem efectuado.

Para avançar com este projecto, foi necessário o envolvimento dos agrupamentos de escolas e escolas, uma vez que este passa pela dinamização de acções específicas de promoção de combate ao abandono e insucesso escolar orientadas para as características, recursos e/ou problemáticas específicos e distintivos do município.

O projecto visa, nomeadamente, apoiar os alunos e famílias em situação de risco, a implementação da expressão musical e a criação da Ciência em Rede. Assim, para apoiar os alunos e famílias em situação de risco, vão ser contratados, pelo período de um ano para apoio a alunos e famílias em situação de risco dois psicólogos, um assistente social e um terapeuta da fala.

Entretanto, a expressão musical no primeiro ciclo será desenvolvida por professores especialistas de Expressão e Educação Musical nos estabelecimentos do 1.º ciclo do Ensino Básico, que terá coordenação e supervisão pedagógica, em parceria com os agrupamentos e articulação directa com professores de Educação Musical e professores titulares de turma.

Já a ‘Ciência em Rede’ pretende potenciar o desenvolvimento de ‘aulas de campo’ e o espírito de trabalho científico, metodológico e continuado de forma a interpretar os ecossistemas; potenciar iniciativas de experimentação e a interpretação de diferentes ecossistemas que incentivem o espírito científico e o gosto pelo conhecimento; incrementar o acesso à plataforma Bioregisto criada especificamente para a integração dos registos efectuados nas saídas de campo; promover e incentivar a descoberta da ciência de forma inter-geracional e em contexto familiar.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia