Alunos do IPCA criam mural para assinalar o Dia da Saúde Mental

autor

Redacção

contactar num. de artigos 35076

‘Saudavelmente’ é o nome do mural que os alunos de mestrado de Ilustração e Animação da Escola Superior de Design (ESD) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave criaram na Casa de Saúde S. João de Deus, em Barcelos. O mural foi inaugurado terça-feira, assinalando o Dia Mundial da Saúde Mental.

Esta iniciativa surgiu no âmbito das comemorações dos 90 anos desta Instituição e resultou da parceria da Casa da Saúde São João de Deus com o IPCA e com a Escola Profissional da ACIB.
Agostinho Silva, vice-presidente do IPCA, marcou presença na sessão e enalteceu não só o trabalho que a Casa da Saúde de Deus tem desenvolvido na área da saúde mental, mas também o trabalho importante de ligação com a sociedade e com o IPCA, permitindo, neste caso presente, dar aos seus estudantes “uma oportunidade de poderem exercer e aumentar os seus currículos e acima de tudo, possibilitar que se tornem pessoas com ainda mais valores”.

O vice-presidente não escondeu o orgulho do trabalho realizado pela Escola Superior de Design do IPCA em prol do desenvolvimento da região, realçando a qualidade do ensino e da investigação na área do Design. Concluiu deixando um desafio a todos os estudantes do IPCA para visitarem aquele mural pois vão sentir que “está lá um bocadinho da criação cultural, artística e do pensamento humanismo do IPCA, pois o mural é uma forma de exteriorizar a arte numa área tão importante como é a da saúde mental.”

Além de Agostinho Silva, na sessão estiveram ainda João Ferreira, director do Centro Regional da Segurança Social de Braga; João Nuno, representante do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, e Francisco Pereira, vice-presidente da ACIB.
Coube à directora da Casa de Saúde, Isabel Bragança, fazer as honras da cerimónia, onde considerou que esta iniciativa pretende, “estimular os jovens a reflectirem sobre o que pode contribuir para o seu bem-estar e saúde mental, encorajando-os a, sempre que entenderem necessário, pedir ajuda”.

O vice-presidente da ACIB, Francisco Pereira, elogiou o trabalho da Casa de Saúde e agradeceu o “convite à ACIB para participar neste projecto enraizado de valores, na qual se destaca a humanidade que existe na nossa sociedade”.

O Irmão Vitor Lamelas, Provinciano da Ordem Hospitaleira da Casa São João de Deus, encerrou a cerimónia agradecendo aos estudantes do IPCA, da ACIB, frisando que “aquele mural marca um ponto nos 90 anos de história” e que os “utentes desta Casa de Saúde têm mais um momento de participação cultural e artística” tão importante para a saúde mental.

O mural tem 11 metros de comprimento por 4 metros de altura, onde estão representadas cinco das boas práticas de uma saúde mental sã: estar com a família, praticar desporto, falar com os amigos, fazer o que se gosta e sentir-se realizado. Estes foram os cinco elementos dados para reflexão, pelos profissionais da Casa de Saúde S. João de Deus, durante um workshop desenvolvido com os alunos da ACIB, e que permitiu, depois, aos estudantes do Mestrado em Ilustração e Animação da ESD (Raoni Xavier, Eva Vieira, Diogo Bessa e Nicolau Tudela) criar e desenvolver os desenhos e elaborar a ilustração final do mural, tendo tido o apoio dos funcionários da manutenção da Casa São João de Deus para a construção e colocação na parede.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia