Pianistas nacionais e estrangeiros mostram capacidades em Braga

Braga

autor

Miguel Viana

contactar num. de artigos 1930

Cerca de 100 pianistas concentram-se em Braga, entre sexta-feira e domingo, para participarem no III Encontro Nacional EPTA- Portugal.
O evento é organizado pela EPTA (Associação Europeia de Professores de Piano) e decorre no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, sob o lema ‘Do Piano ao Pianista’.
O evento tem como principal finalidade promover a formação de pianistas com recurso aos grandes nomes internacionais.

“As matérias sobre que versa o encontro são específicas do piano, mas não só. Acabam por ser transversais às problemáticas dos outros instrumentos. São coisas que se podem extrapolar para a performance e para as práticas dos outros instrumentos. Nesse sentido, pode envolver toda a comunidade educativa”, considerou Ana Paula Moreira, presidente do Conselho Geral do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga
Outra das finalidades é “questionar as práticas, em termos da prática pedagógica, e também da prática performativa”, esclareceu Ana Paula Moreira.

Luís Pipa, presidente da EPTA Portugal, destacou que um dos pontos altos do encontro é o concerto de Gala, marcado para sábado à noite, no auditório Vita. “É uma oportunidade de juntar no mesmo palco vários pianistas e uma variedade de repertórios e estilos musicais diferentes”, explicou Luís Pipa.
Em destaque vão estar temas de Lizst, Chopin e Mozart.

Em representação do município de Braga, a vereadora da Cultura, Lídia Dias, frisou que o encontro é composto por um programa “de uma enorme riqueza”, que “proporcionará momentos únicos. É uma forma de dizermos a Braga que estamos juntos e solidários. Queremos apoiar estas inciativas que têm este cariz cultural e de formação. O programa é de enorme riqueza. É uma oportunidade de poder ouvir pianistas internacionais”, referiu Lídia Dias.

Além dos concertos, o encontro é composto também por oficinas temáticas (‘workshops’), palestras, aulas abertas, mini-concertos.
O concerto de abertura está agendado para sexta-feira à noite (21.30 horas), no Auditório Adelina Caravana do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. A entrada é grátis.
No sábado decorre o concerto de Gala no Auditório Vita, também pelas 21.30 horas. As en-tradas têm um custo de cinco euros.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia