III Ciclo de Concertos de Órgão regressa a Famalicão e Santo Tirso

Vale do Ave

autor

Redacção

contactar num. de artigos 35024

Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso acolhem, de 20 a 29 de outubro, o III Ciclo de Concertos de Órgão, com a participação de alguns dos maiores nomes do órgão em Portugal.

Depois de um primeiro fim-de-semana com três concertos marcados para Santo Tirso, no Mosteiro de São Bento, no dia 20, na Igreja Matriz de Fontiscos, no dia 21, e na Igreja Matriz de Guimarei, no dia 22, a iniciativa transfere-se para o concelho famalicense, com três concertos finais na Igreja Matriz de Telhado, no dia 27, pelas 21h00, na Igreja Matriz de Mouquim, no dia 28, pelas 21h00, e na Igreja Matriz de Ribeirão, no dia 29, às 17h00.

Todos os concertos são de entrada livre, sujeitos à lotação de cada igreja.
De acordo com o diretor artístico da iniciativa, Marco Brescia, a iniciativa pode “ufanar-se de ser a única iniciativa do género em todo o país que, para além de realizar concertos em recintos dotados de um órgão de tubos próprio, contempla igualmente comunidades que não dispõem de um órgão autêntico e que, através da presente iniciativa, recebem temporariamente um órgão portátil que lhes possibilita, assim, um acesso direto ao indescritível encantamento que só um órgão verdadeiro é capaz de proporcionar”.

Para o concerto na Igreja Matriz de Telhado está agendada a atuação do organista Rui Soares, presença expressiva na cena organística nacional e também no estrangeiro. Na Igreja Matriz de Mouquim será a vez da violinista Elsa Ferrer e do organista Canco López, concertino e diretor musical, respetivamente, do experiente e reconhecido grupo espanhol “Ars Combinatoria”. A prestigiada organista micaelense Isabel Albergaria explorará com maestria as possibilidades expressivas do belíssimo órgão histórico António José dos Santos da Igreja Matriz de Ribeirão, a fechar com chave de ouro mais uma edição deste ciclo.

A iniciativa é promovida pela Associação Cultural Tagus Atlanticus com o apoio das duas autarquias.

*** Nota da C.M. de Vila Nova de Famalicão ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia