Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Reforma luterana motiva reflexão sobre convivência entre religiões
‘Março com Sabores do Mar’ com exposição em Esposende

Reforma luterana motiva reflexão sobre convivência entre religiões

Principal dia reúne milhares nas ruas

Reforma luterana motiva reflexão sobre convivência entre religiões

Braga

2017-10-19 às 09h15

Miguel Viana Miguel Viana

Especialistas nacionais e estrangeiros participam, até sexta-feira, na edição 19 dos Colóquios de Outono, que têm como tema ‘No Princípio era a Palavra: O Lugar das Humanidades’.

Citação

Os 500 anos da reforma religiosa de Martinho Lutero estão a servir de mote à realizaçao dos XIX Colóquios de Outono, que estão a decorrer na Universidade do Minho, até amanhã. O encontro tem como tema ‘No Princípio era a Palavra: O Lugar das Humanidades’.
O objectivo, explicou Orlando Grossegesse, director do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, é proporcionar oportunidades para debater o reforço das Humanidades (conjunto das Ciências Humanas) no mundo actual.
“As ciências humanas ainda têm que definir melhor o lugar das humanidades, ou reivindicar o lugar das Humanidades neste conceito de convívio entre religiões na Europa. Pretendemos definir qual pode ser o contributo das Humanidades, hoje em dia, nestas sociedades, para uma convivência mais harmoniosa, mais humana, entre religiões, para que a radicalização da religião não seja motivo para conflitos”, defendeu Orlando Grossegesse.
O pró-reitor para os Novos Projectos de Ensino da UMinho, Filipe Vaz, revelou que o colóquio é sinónimo da importância que a Universidade do Minho dá às Humanidades. “Alguns sectores da sociedade parecem considerar menos importante o lugar das Humanidades. É uma visão redutora mas perigosa”, destacou Filipe Vaz.
O presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, João Rosas, declarou que o pluralismo religioso é um desafio que se coloca à Europa, e que a religião “é importante para compreender a Europa de hoje”.
O programa de hoje prevê a apresentação de comunicações sobre o campo de concentração de Auschwitz (Polónia), os refugiados e os discursos de ódio na Internet (a partir das 14.45 horas) e a apresentação do tema ‘A Cosmologia Chinesa numa Visão Comparada’, a partir das 18.30 horas.
Os colóquios encerram amanhã com uma homenagem a Vítor Aguiar e Silva, professor catedrático emérito da Universidade do Minho e um dos fundadores do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.
A homenagem decorre a partir das 12 horas e consiste numa sessão a decorer no auditório B1 (Complexo Pedagógico II, em Gualtar) e da inauguração de uma escultura na entrada do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho