TUB criam prémio de presentismo para combater absentismo

Braga

autor

Marlene Cerqueira

contactar num. de artigos 1406

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão criar um prémio de presentismo, uma das medidas definidas para combater as elevadas taxas de absentismo registadas pela empresa municipal de transportes.
O prémio estará ligado não só à presença dos colaboradores, mas também ao sucesso da empresa, explicou Baptista da Costa, avançando que a ideia consiste em atribuir prémios trimestrais e também um prémio anual.

O objectivo da empresa municipal é, em 2018, baixar as taxas de absentismo para os 6%.
Dados de 2016 revelaram números que Baptista da Costa considera “incomportáveis” para qualquer empresa. Nesse ano, a taxa de absentismo foi de 8,14%.
“Fiquei surpreendido com este valor e sobretudo com o que ele representou em termos de custos para a empresa: 800 mil euros”, revela Baptista da Costa.

O responsável considera que a taxa ideal de absentismo em qualquer empresa deve rondar os 4%, pois o absentismo é necessário para garantir a renovação das gerações, ou seja, o bom absentismo, aquele que se refere às licenças de maternidade e paternidade.
Com um absentismo superior a esses 4% já é muito complicado “dirigir uma casa”, quanto mais com números da ordem dos 8,14%.

Por sectores, foi nos administrativos que, no ano ano passado passado se verificou a taxa mais elevada de absentismo: 9,24%; seguiram-se os operários, com 915% e os motoristas com 8,02% de taxa de absentismo.
Os prémios anunciados são uma das medidas definidas pela actual administração para tentar contratar essas estatísticas e baixar essa taxa global para os 6% em 2018.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia