Património da bacia do Ave visitado em mostra na Casa de Sarmento de Guimarães

Vale do Ave

autor

Marta Amaral Caldeira

contactar num. de artigos 1674

Mapas, projectos, ofícios, cadastros, relatórios, notações de correspondência e inúmeras histórias interessantes e míticas sobre os Guarda-rios e uma série de objectos científicos que serviam a actividade dos serviços hidráulicos exibem-se na exposição ‘Memórias e Património da Bacia do Ave’, inaugurada recentemente pelo ministro do Ambiente, João Pedro Fernandes na Casa de Sarmento de Guimarães.

A mostra relata essa memória de um tempo em que a bacia do rio Ave estava intimamente ligada à indústria têxtil, dos couros e dos curtumes.
O acervo estava nas ‘mãos’ da Agência Portuguesa do Ambiente e o seu responsável, Pimenta Machado, possibilitou que fosse a Universidade do Minho a estudar, classificar e arquivar estes documentos, que contam a história e evolução deste curso de água e das povoações que ao longo dos anos se instalaram ao longo do seu curso.

Esta exposição contou também com o apoio da Sociedade Martins Sarmento e da Câmara Municipal de Guimarães, que providenciou as obras necessárias no antigo edifício vimaranense para que ali pudesse ser acolhida a mostra.
“Nós tínhamos necessidade de fazer este trabalho de classificação e arquivação destes documentos sobretudo pela necessidade de preservar, desta forma, o nosso arquivo histórico, dando se demonstra a importância deste curso de água que é o motor natural da região do Ave”, sublinhou Pimenta Machado.

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, destaca o “rigor científico” da exposição e indica que “é muito importante olhar também para o passado, para que o futuro possa ser melhor perspectivado”. O autarca apontou para a importância do rio Ave na Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia