Evolução do concelho de Vila Nova de Famalicão contada em exposição

Vale do Ave

autor

Marta Amaral Caldeira

contactar num. de artigos 1675

‘Tempo, Espaço & Ser’ intitula a exposição permanente da Casa do Território, sita no Parque da Devesa de Vila Nova de Famalicão, dando a conhecer a história, a paisagem, o desenvolvimento económico e social e tudo sobre a forma como o concelho famalicense evoluiu ao longo dos tempos.
A mostra encontra-se dividida em três áreas conceptuais, designadamente, a Água (Ambiente), as Vias e Fluxos (Desenvolvimento) e as Pessoas e Relações (Cultura).

A directora do Parque da Devesa, Manuela Araújo, explicou ao ‘Correio do Minho’ que o grande objectivo desta exposição permanente na Casa do Território “é mostrar aos visitantes a forma como o concelho famalicense foi evoluindo ao longo dos tempos, desde a época castreja aos nossos dias”.
É precisamente nesta exposição permanente da Casa do Território que se exibe uma grande pedra que ascende à época castreja.

Chama-se ‘Pedra Formosa’ e foi descoberta pelos arqueólogos nos anos 90 nos Castro das Eiras, em Pousada de Saramagos - que resistiu aos tempos e que simboliza a entrada para os balneários castrejos, onde o povo procedia a um ritual típico de passagem para a idade adulta.
Aliás, no Parque da Devesa está instalada precisamente uma réplica destes balneários castrejos, para que os visitantes possam perceber melhor como o ritual era feito.

Esta exposição permanente da Casa do Território permite aos visitantes conhecer a evolução do concelho, através de testemunhos vivos, documentários, mesas e uma série de conteúdos interactivos.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia