Alunos de Gualtar unem-se em acção de limpeza do Rio Este

As Nossas Escolas

autor

Paula Maia

contactar num. de artigos 950

Uma equipa de alunos do 2.º e 3.º Ciclo de Gualtar participou recentemente numa acção de limpeza do Rio Este. A iniciativa serviu para comemorar o Global Action Day, assinalado no âmbito do Programa Eco-Escolas e do Projecto Rios.
A limpeza ocorreu no troço adoptado pelo projecto, localizado na União de Freguesias de S.Pedro e S. Mamede d’Este e que tem vindo a ser intervencionado e monitorizado pelos estudantes desde Julho de 2015.

A acção permitiu aos estudantes recolher resíduos do interior do rio, assim como das suas margens, de forma a tornar este local mais aprazível e sustentável.
Além da recolha de resíduos, os alunos, acompanhados por uma equipa de docentes, procederam ainda ao estudo do rio, através da caracterização do troço adoptado com a análise de vários parâmetros físico-químicos da água (temperatura, pH, dureza, carbonatos, nitratos e nitritos, transparência, entre outros). Foi também realizado um levantamento e classificação de vertebrados e macroinvertebrados aquáticos presentes através do uso de chaves dicotómicas.

A acção foi acompanhada pela coordenadora nacional do Projecto Rios, Joana Silva, que se juntou ao grupo de trabalho, orientando pessoalmente a monitorização que permitiu determinar o estado de saúde deste troço que recebeu a classificação de ‘bom, com perturbações ligeiras’.
Sublinhe-se que a quantidade e variedade de resíduos recolhidos foi visivelmente inferior ao dos anos transactos o que, a confirmar-se, indica uma evolução favorável na qualidade ambiental deste ecossistema ribeirinho.

Neste dia em que assinalaram o Global Action Day, os estudantes do 2.º e 3.º Ciclo de Gualtar procederam também à recolha de bolotas para as Oficinas de Sementeira de Autóctones e de Granadas de Sementes que decorrerem ontem na escola. As bolotas servirão de ‘embrião’ a espécies que terão um papel fundamental na reflorestação das zonas do concelho afectadas pelos incêndios do passado mês de Outubro.

Apesar de cansados, os alunos voltaram à escola animados, contentes e, acima de tudo, realizados com o facto de fazerem parte de iniciativas no âmbito da educação para a sustentabilidade, designadamente, ao nível da protecção do rio Este.
A tarde foi de convívio, aprendizagens, partilhas e de celebração do meio ambiente e da natureza, e na qual alunos e professores se empenharam na luta por um mundo melhor e mais sustentável, com a promessa de que o nome da Escola de Gualtar, será cada vez mais recorrente, em projectos desta natureza.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia